Entenda porquê o cachorro come grama e saiba o que fazer

Veja no final da matéria uma entrevista com uma especialista

Você também fica preocupado e curioso do porquê seu cachorro come grama? Muitos donos ficam assustados quando veem o cão comendo esses matinhos. Saiba hoje ,08/11, no Folha Go, o motivo do seu cão ter essa atitude, além de dicas para evitar que seu melhor amigo faça isso.

O que significa quando o cachorro come mato?

Essa é uma dúvida que divide opiniões. Alguns veterinários garantem que esse hábito bem esquisito acontece quando o cão se sente enjoado.

E realmente, na maioria das vezes, é por esse motivo, pois, a grama induz os cachorros a vomitarem, eliminando o que os incomoda tanto no estômago.

No entanto, outros dizem que cachorros sentem necessidade de comer mato porque seu organismo exige as fibras e os minerais presentes nela.

Há ainda, quem diga, que os cachorros comem grama, simplesmente, porque estão entediados e querem chamar à atenção do dono.

Entretanto, é bom ficar de olho pois comer grama também pode ser um sinal de alerta para a saúde do cão. Especialmente se junto com essa vontade, ele apresentar outros sintomas como diarreia e perda de apetite.

Por essas e outras, é muito importante entender porque seu cachorro come grama. Além do mais,  é bom você ficar de olho e fazer exames periódicos no seu melhor amigo. E, se caso ele apresente esses sintomas, leve-o até o veterinário para fazer uma boa consulta de rotina.

 

Cachorro come grama
Cachorro come grama: entenda os motivos.  Fonte: wallhere

Comer grama faz mal a saúde do cão?

Outra dúvida importante, entretanto, é se essa curiosidade e a atitude do seu pet faz bem ou não à saúde do cão.

Do ponto de vista nutricional, acredite, comer grama trás bons benefícios a saúde do seu amigo de quatro patas.

Cheia de fibras e minerais, o cachorro que come grama melhora o trato intestinal, ajudando na digestão e diminuindo o risco de algumas doenças.

O que fazer quando um cachorro faz isso?

Agora que você já sabe porque seu cachorro come grama, precisa de dicas para evitar o ato, em certas circunstâncias. Para alguns tutores não é nada legal ver seu amiguinho comendo grama, mas você pode ajuda-lo a parar com esse hábito, se não dispõe de certeza quanto à segurança desta ingestão,  seguindo algumas dicas gerais.

Para que seu cão fique longe do mato, realize exames com frequência e mantenha a carteira de vacinas em dia.

Exercícios ajudam seu cachorro a se manter ativo, evitando que fique entediado. Que tal fazer a velha brincadeira de jogar a bolinha e pedir para seu melhor amigo correr e pegar de volta pra você?

cachorro
Cachorro come grama por instinto (Fonte: Bing)

Além disso, mantenha a alimentação do seu pet de estimação bem equilibrada com uma boa ração e um pouco de carne magra, que eles adoram.

Juntos, essas dicas irão evitar que o cachorro se alimente de qualquer mato por aí.

Saiba também: O que é grama de gato? Você sabe para que serve ? Confira mais

Qual o melhor tipo de grama para cachorro

Se mesmo assim, seu melhor amigo insiste e come grama, invista em gramas especiais para cães. Sim, hoje em dia já existe gramas especiais sem insetos ou sujeiras, fabricadas especialmente para seu cão comer nas horas vagas.

Essas gramas contém fibras, vitaminas e minerais, que até ajudam a manter seu animalzinho mais saudável.

Porém, é bom você ficar atento e pesquisar bem antes de comprar a grama a fim de garantir que o produto escolhido realmente seja seguro para seu cãozinho.

Abaixo trazemos a opinião de uma veterinária que pode clarear ainda mais o que já foi posto até aqui. Bom proveito.

Leia mais sobre outras curiosidades sobre cães sobre os pets e fique cada vez mais informado.

Entrevista com a médica veterinária Bruna Nedel Hermes – CRMV- RS 12949

O cachorro pode comer grama?

R- Sim, o cachorro pode comer grama, porém tem que observar a frequência que esse animal come. E se isso está associado a algum outro sintoma. Dessa forma se está comendo  grama apenas esporadicamente, não tem problema. Mas se apresentar vômitos, ficar prostrado, apático, não querer brincar, não conseguir defecar ou tiver diarréia, então precisa consultar um veterinário.

Mas então pode ser bom de alguma maneira que o cachorro coma grama? Existe algum tipo especial para comer?

R- Sim, dependendo da grama o animal pode se beneficiar com sais minerais, vitaminas, clorofila e em alguns casos, ela pode até ser útil para desintoxicar o animal.

Em princípio aquela grama que cresce no pátio ou quintal de casa pode ser ingerida sem problemas. Mas o que é mais recomendável é a compra de mudas para plantio de gramas específicas para cães, que estão disponíveis em mercado de produtos para pets. Pois são livres de agrotóxicos, insetos e bactérias, que prejudicam a flora intestinal do animal.

Então o melhor tipo de grama mesmo é aquela que se conhece a procedência.

Então, por que os cachorros comem grama e às vezes vomitam em seguida?

R- Normalmente o cachorro procura a grama quando está com algum desconforto. Exemplos, quando está com verminose, cólica, gases ou ingeriu algum corpo estranho e não consegue fazer a digestão. Pode ocorrer até obstrução no seu trato digestivo.

Além desses motivos, a desidratação e má nutrição são causas para que o cachorro busque a grama. Contudo, se ele comer grama de baixa qualidade esse quadro pode se agravar.

Mas também, até quando se tem uma grama de boa qualidade, ele pode, em função da sua má condição de saúde sofrer com uma irritação do estômago, pois a grama é rica em fibras.

Quais as providências o dono deve tomar para cuidar bem do seu pet em relação a ingestão de grama?

R- É importante que o tutor do cão mantenha o vermífugo em dia, a dieta equilibrada com uma ração de boa qualidade e ainda com suplementos de que precisa. Por último não descuidar dos exercícios físicos, pois o pet pode ficar frustrado, estressado e a partir disso buscar alívio em qualquer tipo de grama disponível.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagran, Twinter e Pinterest

 

Ver essa foto no Instagram

 

Parabéns Vera Cruz pelos 61 anos de história e crescimento. Acreditamos e investimos nesta terra! ❤️ . . 05/06 Dia do município de Vera Cruz ?

Uma publicação compartilhada por Vet Cruz Clínica Veterinária (@vetcruzclinicaveterinaria) em

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies