Porquinho da índia: saiba 05 características e curiosidades sobre esse pet diferente

Confira mais sobre esse roedor que já se tornou o favorito de muita gente

O porquinho da índia é um pet muito muito fofo e o companheiro ideal para quem mora em apartamentos ou casas pequenas, uma vez que precisam de pouco espaço. O bichinho é nativo da América do Sul, não da Índia e ganhou este nome por conta de uma confusão dos navegadores europeus. Confira mais sobre esse roedor que já se tornou o favorito de muita gente, hoje, em 15 de novembro. 

Da América do Sul para o mundo. Com o tempo os porquinhos da índia foram domesticados, passando a ser animais de estimação dóceis, companheiros de pessoas de diversos países. Embora pequenos, são espertos e exigem poucos cuidados. 

Veja também: Seu cachorro come terra? Veja o porquê isso ocorre

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia, curiosidades sobre o pet- Fonte Brasil Escola

Porquinho da índia: conheça as características deste pet

Com dentes e bigodes grandes e os olhos brilhantes, esse pequeno roedor tem a fama de preguiçoso por passar o dia dormindo, mas na verdade eles não têm hábitos noturnos e costumam tirar sonecas que variam de 3 a 6 horas de dia ou de noite. Por isso é comum vê-los dormindo durante o dia.

Veja outras características do animalzinho:

  • geralmente medem de 20 a 25 cm, com peso médio de kg;
  • alimentam-se apenas de vegetais;
  • apresentam pelagem que varia entre curta e longa, de acordo com a raça;
  • existem várias raças, sendo as mais comuns o inglês, o coroado inglês, o peruano e o rex. 
  • dependendo da raça, dieta e condições que vivem podem viver por 6 anos ou mais;
  • Identificar o sexo é simples, uma vez que as fêmeas geralmente apresentam um inchaço na região genital.

Curiosidades sobre o porquinho da índia

Agora vamos as curiosidades sobre o porquinho da índia, para isso, observe assim a seguir quais são.

Dentes que crescem por toda a vida

Independente da idade, seus dentes crescem sem parar ao longo da vida, por isso quando não estão dormindo ou correndo, estão roendo alguma coisa. O ideal é oferecer ração, além de alimentos mais duros como cenoura e beterraba.

Porquinho da índia (imagem: Jornal o Dia)

Nascem totalmente formados

Diferente de outros roedores, o porquinho da Índia nasce com pelos, dentes e olhos abertos. Além disso, após um ou dois dias já estão correndo e conhecendo o ambiente. Podem borrifar os outros.

Não costumam ser territorialistas, mas há casos em que em grandes grupos, um macho tende a querer mostrar uma posição de dominância. Se um macho ou fêmea estiver muito irritado pode borrifar urina. Ademais, machos também borrifam para marcar território. 

São desconfiados

Na natureza, são vistos como presas, por isso parecem sempre desconfiados, principalmente com aquilo que não conhecem. Com o tempo é possível conseguir sua confiança. 

Como um gato

Assim como os felinos roedores também usam a língua e a saliva para se manterem limpos, por isso é comum vê-los se lambendo. Apesar da auto limpeza e que eles estão sempre atentos, é importante manter a higiene dos bichinhos, ou seja, visitar o pet shop sempre que possível.

Podem ser adestrados

Eles podem ser adestrados para esperar a comida, por exemplo. Basta assoviar ou fazer algum barulho característico que eles vão ronronar de entusiasmo e vir até quem estiver alimentando. 

O mais velho chegou aos 14 anos

São muitas as curiosidades sobre essa personagem, o porquinho da índia. O mais velho que se tem notícia, viveu por 14 anos, embora a expectativa de vida da espécie é de pouco mais de seis anos.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies