O porquinho-da-índia é um porco? Descubra mais sobre esse pet interessante

Aprenda sobre o animal porquinho-da-índia e descubra algumas curiosidades

Você conhece o porquinho-da-índia? Se ele não é um suíno, qual razão dele receber esse nome? Hoje 02/12, no Folha Go, responde essas perguntas e você também vai conhecer mais sobre esse lindo animal. Além disso, leia a matéria até o final e veja outras curiosidades sobre esses pets.

Veja também: Porquinho da índia: confira 6 raças populares e o preço médio

porquinho-da-índia como animal de estimação
Conheça mais sobre o porquinho-da-índia (credito: cevek)

Curiosidades sobre o porquinho-da-índia

 

O porquinho-da-índia é um roedor muito charmoso que conquista o coração das pessoas e tem se tornado um ótimo animal de estimação. Esses roedores são originais da América do Sul, mas o seu charme é conhecido pelo mundo todo.

Eles são animais de porte pequeno, costumam ter 25 cm de comprimento e vivem, em média, cinco anos. Os porquinhos-da-índia foram domesticados há muitos anos. Contudo, em alguns lugares eles eram utilizados como meio de alimentação.

Uma curiosidade sobre esses pets é que eles já nascem com pelos. Outra curiosidade muito interessante é que minutos depois de nascerem já estão consumindo comidas solidas e correndo pelo ambiente.

porquinho da índia
O porquinho se diferencia pela sua pelagem (Imagem: Diário do Vale)

É muito comum encontrar esses animais roendo. Eles possuem esse hábito porque os dentes nunca param de crescer.

Compre ao animal de estimação, objetos que estimule o seu hábito de roer para auxiliar nesse processo. A alimentação desse animal é à base de frutas e de legumes frescos. Mas, atualmente também existem rações especificas para o animal.

Evite oferecer alguns alimentos ao seu porquinho-da-índia, dado que, existem algumas comidas que fazem mal ao pet. Por exemplo, carne, feijão, cenoura e batata.

Assim como os seres humanos, os porquinhos-da-índia não são capazes de produzir vitamina C para o próprio corpo. Forneça ao animal todos os dias, alimentos que são grandes geradores de fonte de vitamina C, para que ele não adoeça pela sua falta.

porquinho
Entenda o que o seu animal quer dizer (credito: wikipédia)

Os ruídos do porquinho-da-índia

Esses animais são muito comunicativos e estão constantemente emitindo sons bem específicos. Graças a esses sons o animal ganhou o nome de porquinho. Visto que, os grunhidos são muito parecidos com o som de porcos.

Os ruídos emitidos por esse animal possuem muitos significados. Para que você possa compreender melhor o seu pet, é preciso estar atento as suas reações.

Esses bichinhos costumam fazer sons para demonstrar felicidade, ao sentir fome e até mesmo para pedir atenção e carinho ao tutor. Conheça o seu animal de estimação, só assim será possível entender a sua forma de comunicação.

porquinho-da-índia fofinho
Descubra porque o seu porquinho-da-índia está te mordendo (credito: estado de minas)

Significado da mordida do pet

Existem alguns motivos que justificam as mordidas do animal. Portanto, veja alguns cuidados que você deve tomar caso elas ocorram.

Como tentativa de defesa pessoal, os porquinhos-da-índia podem morder ao se assustar. Contudo, existem outros motivos biológicos que causam essa reação ao seu animal de estimação.

Em alguns momentos o animal pode estar tentando se morder pelo incomodo de ácaros e pulgas. Caso ele demonstre a presença desses parasitas, você deve levar o animal ao veterinário.

Dessa forma, esse pet pode morder caso você o segure de maneira incorreta. E se o animal estiver mordendo a gaiola, provavelmente ele se sente sozinho.

Você deve dar atenção ao seu animal, disponibilizar brinquedos e dar espaço para que ele se sinta livre. É importante preservar a saúde do animal e impedir que ele se sinta ansioso.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments
Loading...