Looks like you have blocked notifications!

Qual a relação das mulheres na criação do vínculo entre o cão e o ser humano?

Veja que interessante esse estudo

-- Continuar depois da publicidade --

Você sabe qual a influência das mulheres na criação do vínculo entre o cão e o ser humano? Segundo o estudo realizado por pesquisadores da Washington State University e publicado recentemente no Journal of Ethnobiology, ele aponta, pela primeira vez, o papel fundamental que as mulheres desempenharam na criação desse vínculo entre o caninos e as pessoas e mais, como isso está marcado ao longo dos tempos. Leia mais hoje (06/02)  aqui na Coluna Pets do Folha Go.

Leia também: Dor de ouvidos em cachorros; cuidados e dicas da veterinária

-- Continuar depois da publicidade --

A propósito, a domesticação desses animais data de anos atrás. A história registra esse fato com indícios de que há milhares de anos os cães compartilham a vida com as pessoas no ambiente doméstico.

O que apontou o estudo

As mulheres desempenharam um papel fundamental na criação do vínculo entre o cão e o ser humano: estudo Foto – Pixabay

Inicialmente, em uma análise transcultural, ou seja, conhecendo o modo de vida das civilizações, os pesquisadores analisaram vários registros.

Assim, a domesticação dos lobos dos quais os cães começaram a se diferenciar teve grande importância.

Até agora, acreditava-se que esse processo ocorria “por mútuo acordo”. Isso porque tanto homens quanto cães se beneficiaram dessa relação devido ao apoio que esses animais ofereciam durante a caça. Todavia, os manuscritos apontam outros relações.

E Jaime Chambers, estudante de doutorado em antropologia na Washington State University, afirmou sobre o material investigado, que indica as mulheres terem um papel fundamental na criação do vínculo entre o cão e o ser humano. Veja a seguir:

“Os humanos eram mais propensos a ver os cães como um tipo de pessoa se os cães tivessem um relacionamento especial com as mulheres”.

Aliás, os cães mantêm as características de amigos, companheiros e sobretudo de criar laços fortes com as famílias.

Ademais, leia ainda: Animais de estimação incomuns: conheça famílias que inovam com pets

Um estudo não publicado para compreender a relação afetiva entre humanos e cães

As mulheres tem importância da criação dos cachorros Foto – Pixabay

-- Continuar depois da publicidade --

Todavia, dada a escassez de estudos antropológicos voltados para a análise da relação afetiva homem-cão, consequentemente, os pesquisadores receberam a tarefa de revisar uma vasta quantidade de documentos etnográficos.

Os registros são protegidos pelo Human Relation Area Files, da Universidade de Yale. Lá, eles encontraram milhares de menções sobre cães e em muitas delas as mulheres foram as protagonistas.

Nesse sentido, tudo isso, com base em dados escritos por mais de 844 etnógrafos, que escreveram sobre 144 sociedades tradicionais em todo o mundo, permitiu a pesquisa ser concluída.

Análise dos registros

Logo após análise documental, os pesquisadores descobriram que quanto mais envolvida as mulheres com os cães, maior a percepção que a comunidade tinha sobre sua utilidade. Além disso, o cachorro mostrou um caráter mais dócil e prestativo.

O pesquisador descreve que o fato das mulheres nomearem os cães, alimentá-los e prover um ambiente mais aconchegante, influenciava na ‘personalidade’ dos animais, ou seja são tratados como pessoas.

Vale ressaltar que este estudo também destaca outros fatores, como a caça e o frio, para compreender o processo de domesticação dos cães.

Convivência dos cães na atualidade

Essa afinidade entre animais e pessoas, especialmente os mascotes domésticos, é  cada vez mais real em nossos dias.

E isso está mais evidente a cada dia. Veja que os cães são capazes de interagir seja com crianças, adultos, idosos e revelam alta capacidade de aprendizagem; seja naquelas tarefas mais simples até nas mais elaboradas.

Ademais, existem aqueles cães que são guias, terapeutas, policiais, guardas, por exemplo, e exercem papéis super importantes em toda a sociedade.

Por fim, através desse estudo, talvez a frase: “o cachorro é o melhor amigo do homem”,  se encaixe mais com: “o cachorro é o melhor amigo da mulher”. Claro que é um trocadilho para descontrair!

Portanto, leia ainda: Maus-tratos contra animais aumenta em Minas Gerais

Gostou da matéria? Conte as experiências com seus mascotes e compartilhe aqui nos comentários.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...