“Quem não tem cão, caça com gato”: veja o significado dessa expressão e de outras

Há muitos ditados populares envolvendo os gatos

A língua brasileira é cheia de ditados populares. Com certeza você já ouviu alguém falar aquele que diz: “quem não tem cão, caça com gato“, não é mesmo? Desse modo, neste domingo (06/12), o Caderno Pets do Folha Go te mostra alguns significados por trás dessas expressões tão conhecidas e usadas no Brasil, e que citam animais.

Leia também: Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos

“Quem não tem cão, caça com gato”: veja o significado dessa expressão e de outras – Imagem: Divulgação Bing

“Quem não tem cão, caça com gato”: expressões populares e significados

Uma expressão ou ditado popular é uma espécie de jargão falado em situações específicas, dentro de um determinado contexto. No entanto, é comum falarmos esses ditados sem conhecer o verdadeiro significado deles e até utilizando de forma errada.

Sendo assim, saiba o que significa algumas dessas frases que envolvem, muitas vezes, os animais.

Expressões populares

Certamente você já deve ter ouvido a expressão “Quem não tem cão, caça com gato”. Segundo o especialista e professor de Língua Portuguesa, Reinaldo Pimenta, esse ditado popular tem dois significados.

O primeiro, significa a expressão literal; ou seja quando você não tem um cachorro, leva um felino para caçar.

Já a segunda interpretação, significa que se você não tem um cachorro para encurralar a caça, deve usar de uma maneira ou solução sorrateira, assim como o gato costuma agir.

Mas, além desses dois significados, a expressão pode ser usada também para determinar uma situação complicada na qual você não tem uma solução mais simples ou adequada. Dessa forma para não deixar sem resolução, você utiliza dos meios que tem disponíveis.

Com certeza você já viu nessa situação, não é mesmo? Pois bem, pode utilizar a expressão à vontade, agora que sabe o que ela significa.

Veja ainda: Gato azul British shorthair: descubra dicas e curiosidades sobre o esperto bichano

Origem macabra

A expressão “gato pingado” diz respeito à pouca quantidade de pessoas em um determinado evento. No entanto, de acordo com o professor Ari Riboldi no seu livro O Bode Expiatório, a expressão teve origem em uma prática de tortura, no Japão, em que se derramava óleo fervente em criminosos ou animais, sendo os gatos as principais vítimas.

Poucas pessoas ficavam assistindo a essa macabra tortura, restando apenas os animais pingados com óleo no local. Pena a expressão remeter a algo tão ruim, não é mesmo?

Relação ruim

Fazer alguém de “gato e sapato” significa maltratar, humilhar, tratar de uma forma ruim e depreciativa alguém. Além disso, o dito popular significa submeter a alguém os desejos e vontades, sem se preocupar com os sentimentos dessa pessoa e com a opinião dela.

Sendo assim, se você faz isso com alguém, pare agora mesmo!

Enganação

“Quem não tem cão, caça com gato”: veja o significado dessa expressão e de outras – Imagem: Divulgação UOL

O ditado popular “comprar gato por lebre” teve origem em tempos de guerra, quando comerciantes costumavam vender carne de gato afirmando ser carne de lebre. Desse modo, a expressão está muito ligada a quando alguém tenta enganar outra pessoa, utilizando de demonstrações que parecem verdadeiras.

Assim sendo, essas são algumas das expressões populares em que o gato é protagonista. Conhece outras? Então compartilha com a gente.

Confira: Conheça o “Gato Potter”: o felino que se parece com o elfo da saga Harry Potter

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies