Conheça 4 raças de cadela que podem ter uma ninhada com mais de 20 filhotes

Fila brasileiro, Mastim tibetano e Dogue alemão estão entre as raças.

-- Continuar depois da publicidade --

Lembra do filme 101 Dálmatas? Pois é, dificilmente uma mamãe cachorro pode dar a luz a tantos filhotes. Algumas raças de cadela costumam ter poucos cãezinhos, geralmente as raças pequenas. Contudo raças maiores podem ter ninhadas maiores com até 20 filhotes. Conheça, hoje, 11/12, quais são elas aqui no Folha Go. 

Quais raças de cadela costumam gerar mais filhotes?

-- Continuar depois da publicidade --

As raças Mastim Tibetano, Dogue Alemão, Mastim Napolitano e Fila Brasileiro são grandes e podem gerar vários filhotinhos. Aprenda agora sobre cada uma delas.

Saiba mais emO Cão Corre Atrás Do Próprio Rabo: O Que Isso Quer Dizer? Saiba Mais

Raça de cadela: Fila Brasileiro

A cadela da raça Fila brasileiro bateu o recorde de maior ninhada com 25 filhotes. Fonte da imagem: O Popular

A cadela da raça Fila brasileiro bateu o recorde de maior ninhada com 25 filhotes, em 2011, na cidade de Vianópolis, a cerca de 100 km de Goiânia. Uma fêmea de Fila geralmente tem entre 10 e 15 filhotes, mas a Jade impressionou com 17 machos e 8 fêmeas. 

A cadela, infelizmente faleceu mesmo sendo levada à clínica veterinária. 

Mastim Tibetano

A cadela Tia pariu 24 filhotinhos na  província de Xinjiang, na China. Fonte da imagem: R7

A raça mais cara do mundo é a que também pode ter o maior número de filhotes. A cadela Tia pariu 24 filhotinhos na  província de Xinjiang, na China. Há séculos esses animais são criados por monges tibetanos na China, no Nepal e na Índia. Entretanto, essa raça já chegou a ser declarada extinta, mas alguns espécimes foram encontrados no século XIX e recriados pelos britânicos. Os filhotes chegam a custar R$ 250 mil. 

Dogue Alemão

-- Continuar depois da publicidade --

A cadela Mary Jane da raça Dogue Alemão teve uma ninhada com 21 filhotes. Fonte da imagem: Pinimg

Em 2019, a cadela Mary Jane, da raça Dogue Alemão, teve uma ninhada com 21 filhotes. Na clínica veterinária, a tutora foi informada que seriam apenas seis filhotes, entretanto no parto houve a surpresa. Das 21 crias, 6 nasceram mortas e uma outra morreu pouco depois. As 14 restantes foram batizadas com nomes de chocolates. 

São Bernardo

Cadela e filhotes
Cadela São Bernardo e seus filhotes | Imagem UOL

A cadela Una, da raça São Bernardo, pariu 20 cachorrinhos. O parto durou mais de 30 horas, mas oito dos filhotes não resistiram. A mamãe exige a ajuda dos tutores para tudo, principalmente para alimentar todos os cãezinhos. 

Quais fatores fazem as raças de cadelas terem muitos filhotes?

Não há uma quantidade única ou exata que uma cadela pode ter em uma mesma gestação, no entanto o número varia de acordo com o porte da mãe, a idade e o seu estado de saúde. Como mencionado, raças maiores costumam produzir mais filhotes, contudo mesmo se tratando de uma mesma raça, essa quantidade pode variar. 

O número de filhotes de uma fêmea também varia conforme a ninhada. Em geral, na primeira, a fêmea costuma ter menos crias, pois seu organismo ainda não está completamente amadurecido. Porém nas demais gestações esse número pode ser maior e reduzir conforme envelhece. 

A gestação também tem a mesma duração, entre 58 e 68 dias, independente da raça. Não é regra, mas poucos filhotes na placenta podem ser um indicativo de um menor período de gestação, enquanto mais filhotes indicam um período maior. 

Muitos filhotes pode fazer mal a cadela?

Sim, portanto independente da raça da cadela, se suspeitar que está prenha, é necessário levá-la ao veterinário para fazer o acompanhamento gestacional. Exames de sangue e imagem permitem, por exemplo, conduzir uma boa gestação, saber quantos filhotes e indicar quais cuidados durante este período. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...