Quer saber quantas raças de cães existem no mundo? Descubra agora

Muitas são as raças de cachorros existentes no mundo, entenda mais sobre elas

Top Stories pão de milho de liquidificador

-- Continuar depois da publicidade --

Você sabe quantas raças de cães existem no mundo e como elas surgiram? Hoje 06/12, no Folha Go, você vai aprender mais sobre as raças dos cachorros e como eles surgiram. Além disso, leia a matéria até o final e veja outras curiosidades sobre os cachorros.

Veja também: Cachorros gigantes: conheça as 7 maiores raças do mundo

-- Continuar depois da publicidade --

cachorros
Descubra quantas raças de cachorros existe no mundo (Credito: Terra)

Quantas raças de cães existem no mundo

A federação cinológica internacional (FCI), sediada na Bélgica, até 2018, reconhecia cerca de 350 raças de cães no mundo. Entretanto, estipula-se que existem mais de quatrocentas espécies de cães espalhadas pelo planeta.

Esse número é bem difícil de apontar com exatidão, visto que, diariamente podem surgir novas espécies. Entretanto, existem critérios analisados antes de uma nova raça ser adicionada à lista.

A raça para ser reconhecida como uma raça pura deve possuir um padrão morfológico oficial, em que não pode haver o cruzamento com raças distintas. Caso ocorra o cruzamento entre raças o animal entra para o grupo de raça definida como vira-lata no Brasil, ou sem raça definida (SRD).

Além disso, a entidade FCI só oficializa uma nova raça se seguirem alguns padrões. Esses padrões se baseiam em ter uma quantidade de cão significativa, com as características homogêneas, como o tamanho, a pelagem e o comportamento.

raças de cachorros
Entenda como surgiram as raças de cachorros (Fonte: Segredos do Mundo)

Como surgiram as raças dos cachorros

Há milhares de anos os humanos começaram a fazer a reprodução dos lobos mais dóceis, com o intuito de fazer com que os filhotes nascessem mais mansos. Assim as pessoas conseguiriam conviver com os animais e utilizá-los para ajudar na caça e proteger as pessoas.

Essas raças surgiram há mais de trezentos anos. Desde então as pessoas buscam cada vez mais esses animais como companhia e para dar alegria a casa.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Confira 6 curiosidades que você não sabia sobre a pata do cachorro

Raças de cães brasileiros

Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI) existem apenas duas raças consideradas brasileiras. São elas: o Terrier brasileiro e o Fila brasileiro. Entretanto, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) o Brasil possui sete raças mais conhecidas e encontradas no país.

Provavelmente você conhece essas raças, já que são mais comuns de serem encontradas. Essas raças são: terrier brasileiro, fila brasileiro, rastreador brasileiro, dogue brasileiro, ovelheiro gaúcho, veadeiro pampeano e  o  buldogue campeiro.

cachorros
Como escolher uma raça de cachorro para adoção (Fonte: Hypeness)

Como escolher a raça de um cão

Os apaixonados por cachorros sofrem na hora de adotar um novo cão como amigo do lar. Isso porque existem muitas raças de cachorros, entre elas são diversos tamanhos, cores e personalidades.

Tornando a tarefa de escolher um cachorro muito difícil. É por isso que muitos tutores apaixonados optam por ter mais de um amigo cão. Entretanto, você deve saber que a adoção de um pet é uma escolha que exige muita responsabilidade.

Pensando nisso, não aja pela emoção na hora de adotar um cachorro. Adote apenas se possuir condições de cuidar e amar o pet.

Leia também: Que tal uma casinha de cachorro com ar-condicionado? Veja agora como fazer

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...