Saiba por que seu gato não come ração velha; entenda esse pet cheio de atitude

Será capricho, mania ou há alguma razão para esse comportamento felino? Vem descobrir

Quem tem gato em casa sabe que eles adoram comer e são um tanto quanto exigentes quanto a isso. De fato, não importa se o potinho de ração ainda tem uma boa quantidade restando – se a ração já estiver velha, o gato não come. Entenda mais a respeito disso hoje (09/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Entendendo por que seu gato não come ração velha

Antes de entender em si por que seu gato não come ração velha, você precisa saber que a ração se constitui em um tipo de alimento bastante completo, com uma quantia de carboidrato superior às necessidades do bichano. Por outro lado, ela consegue suprir todas as necessidades nutricionais dele.

Confira adiante os motivos do gato se recusar a comer ração velha.

gato não come
Saiba por que seu gato não come ração velha. Fonte da imagem: Pixabay

1 – Odor de ranço

Assim, no processo de fabricação do extrusado (como é chamado o grão de ração) um último ingrediente que eles acrescentam é a gordura. De fato, ela é fundamental na vida de um ser carnívoro estrito, como é o caso dos felinos.

Contudo, quando se serve a ração no potinho do bicho e ela fica ali exposta por algumas horas, ela acaba soltando um cheiro rançoso que só eles são capazes de perceber.

2 – Estado de decomposição da comida: gato não come

Calma! Não se está falando aqui de comida estragada em si, estritamente falando ou qualquer coisa do gênero. Todavia, o que ocorre é que a ração, por mais que seja uma comida seca, também fica “passada”, também tem uma durabilidade de seu bom estado.

Depois de algum tempo, ela inicia esse processo de decomposição, por mais que a ração aparenta estar boa externamente, ela na realidade. Sendo assim, como o paladar deles, que é muitas vezes mais sensível que o dos humanos, recusa alimentos em estado de decomposição.

3 – Perda de sabor é motivo de gato não comer?

Com o passar das horas, a ração vai perdendo bastante dos seus sabores. Assim sendo, ao invés de sentir toda a explosão de sabores que a ração poderia oferecer, seu gato sente a comida mais sem graça, o que faz com que ela perca a atração para ele.

4 – Textura desagradável

No decorrer do tempo, os grãos da ração vão perdendo a sua textura, o que deixa-a bastante desagradável de comer, incitando os felinos a rejeitarem-na.

5 – Higiene

Os gatos são animais super limpos. O potinho deles deve estar sempre limpo, sem sujidades. Se eles gostam dos seus utensílios assim, são ainda mais criteriosos com a comida.

Querendo ou não, quando se passa algum tempo, pode cair poeira e outras sujeiras na ração, o que desgosta o seu gatinho e faz com que ele recuse a comida.

Gato não come – cuidando da refeição do seu bichinho

Agora que você sabe por que gato não come ração velha, entenda que pode haver outros motivos que levam um gatinho a se recusar a comer ou comer menos do que ele comeria normalmente.

Procure comprar um comedouro melhor para o seu gatinho, preferencialmente aqueles ergonômicos, que são mais altos. Os comedouros comuns, aqueles baixinhos, forçam  gato a baixar demais o corpinho, deixando-os em uma posição não tão confortável para comer.

gato não come
Entenda que pode haver outros motivos que levam um gatinho a se recusar a comer | canva

Além disso, não é bom mudar a ração do gato, a não ser que a atual esteja fazendo mal para ele de algum modo ou ele não tenha gostado. Gatos são bichos apegados à rotina e o mesmo se aplica a ração. Se for necessário trocar, faça essa mudança progressivamente, acrescentando a ração nova misturada com a atual, aos poucos,

Ademais, gatos não devem comer toda hora. Com efeito, eles precisam de horários. Se eles estão comendo a toda hora, talvez seja um indicativo de alguma doença; ou a ração não é nutritiva o bastante e não o sacia ou então eles comem simplesmente por que a comida está à disposição.

Nesse último caso, isso pode gerar compulsão, então dose bem a ração dos bichanos, além de alimentá-los no máximo 2 vezes por dia. Afinal de contas, seu animal de estimação tem lá seus motivos de agir assim.

Bônus: veja que os animais são sensíveis e inteligentes, principalmente quando criamos mais laços através do diálogo. Converse mais com seu gato, ele vai retribuir a atenção.

Comments
Loading...