Seu cachorro anda triste: saiba o que fazer e entenda mais o seu melhor amigo

confira se é falta de atenção, mudanca de ambiente ou doença

Confira hoje quarta-feira  (23/12), no folha GO, se o cachorro triste é uma invenção ou uma realidade que seu pet quer que você acredite.  Saiba o que fazer para identificar o que seu pet está sentindo e confira dicas. Dessa maneira, acompanhe a matéria a seguir, ela é feita especialmente para você conhecer mais seu melhor amigo.

Leia mais: É verdade que o cachorro sente falta do dono? Confira hoje e veja o que fazer

cachorro triste
Ver um cão triste é de cortar o coração | Imagem: tribunal de jundiai)

Cachorro pode estar triste  por motivos variados, o mais importante é diagnosticar antes de tornar-se um ato habitual, chegando a prejudicar a saúde do cachorro.

A tristeza de um cachorro é realmente verdadeira?

Nós humanos também ficamos triste e com o animal não é diferente. Além do mais, cachorros tem variedades de emoções, por esses e outros motivos são grandes companheiros para uma família. Ou seja, é através desses comportamentos que o cachorro se comunica conosco.

Mas, quando o cachorro esta feliz ele  demonstra características como estar ofegante e abana o rabinho rapidamente. No entanto, quando esta triste tende a ficar quietinho e até mesmo se isolar, por exemplo.

O que acontece quando o cachorro se isola?

É fato, que ver um cachorro triste é de cortar o coração. A propósito, descobrir o que esta acontecendo é fundamental nessas horas, sobretudo, saber o que fazer para cuidar do seu pet.

A longo prazo, os cachorros tendem a ficar deprimidos e mesmo nos momentos em que o tutor está em casa. Além disso, eles se também podem se isolar.

cachorro triete
Os animais tem sentimentos e podem ficar tristes | Imagem: ObviousMag

O cachorro demonstra sinais pelo olhar e face, ou seja, se felizes ficam eufóricos, fazem a famosa “festa”, se tristes se escondem em baixos dos móveis e chegam até  chorar (uivar).

Especialistas dizem que comportamento atípico dos cachorros pode sim gerar uma depressão canina, portanto assim acarretando outras doenças.

O cachorro passa a  deixar de se alimentar corretamente, começa a se mutilar, mordendo partes do corpo como  a pata e o rabo.

O que pode ser quando o cachorro está triste?

Consequentemente, quanto a tristeza de um cachorro devemos levar em consideração que eles são animais empáticos, podendo assim manifestar seus sentimentos e serem percebidos pelos seus donos.

Certamente, essa tristeza estará manifestada, como apatia, fobia e ansiedade.
Existem casos em que o cachorro torna sua tristeza levada a perde de um ente querido da família, de um companheiro (a), ou ainda de um brinquedo preferido.

cachorro triste
Você deve procurar ajuda de um veterinário para cuidar do pet | imagem: Pexels

Até mesmo uma briga familiar pode gerar apatia ao cachorro. Saiba que ele pode ficar chateado  com brigas e gritos e demonstrar o que está sentindo por meio de um comportamento quieto e triste.

Cachorros  que passam a maior parte do tempo sozinho, tendem a apresentar sinais de ansiedade.

Mas, nada disso estiver associado com a tristeza do seu pet. Você deve procurar ajuda de um veterinário para verificar se existe algum problema de saúde.

Veja também: Poodle Standard é um pet médio ou gigante? Saiba agora tudo sobre esse cão

passeios regulares com o cachorro
Invista em passeios e brincadeiras com o seu cachorro (imagem: Veja São Paulo)

Como alegrar seu cachorro triste? Confira 05 dicas

Quando o cachorro esta triste o dono sempre faz de tudo para deixá-lo feliz novamente. Dessa maneira, veja algumas ações que você pode fazer para alegrar e animar o cãozinho querido.

1. Devemos em primeiro lugar,  preparar um ambiente para que ele se sinta tranquilo e seguro, sem contato com qualquer coisa que o deixara sob tensão.

2. Manter uma rotina saudável também ajuda na diminuição da ansiedade e estresse.

alegrar seu pet
Faça de tudo para deixá-lo feliz novamente (Imagem: casa-e-construção)

3. E não é só isso, invista na distração, ao sair deixe brinquedos e petiscos, só não exagere na quantidade de comida.

4. Ainda assim, leve-o em  passeios diários recheados de  brincadeiras, pois, reduz a ansiedade.

5. O exercício lhe fará bem e ele estará gastando energia, reduzindo o estresse e aliviando o tédio. E para resumir, invista em um momento sozinho com seu pet. Afinal, o cachorro adora a companhia do seu tutor.

E por último, você já reparou na felicidade que ele fica quando você chega da rua? Aproveita para curtir mais a companhia do seu melhor amigo de quatro patas.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies