Conheça o solitário gato-de-pallas: um felino estiloso

Você já ouviu falar sobre essa charmosa espécie de gato? Conheça mais sobre esse animal charmoso.

O solitário gato-de-pallas é uma espécie de felino selvagem que recebeu esse nome por causa de Petter Simon Pallas, o primeiro a descrevê-lo. Hoje 29/11, no Folha Go, você vai conhecer algumas curiosidades sobre essa espécie. Além disso, leia a matéria até o final e veja outros detalhes sobre o mundo desses pets.

Veja também sobre Cruza de gatos: qual o melhor momento? Confira dicas incríveis hoje

 

curiosidade sobre o gato de pallas
Entenda tudo sobre os gatos-de-pallas (credito: F5 folha uol)

Entenda porque você não deve ter o solitário gato-de-pallas

 Os solitários gato-de-pallas são muito expressivos, suas caras e bocas conquistam o coração de todos os que o conhecem. Além de ser um animal expressivo ele também é um gato muito charmoso. É impossível ver fotos desse felino e não querer esse pet como animal de estimação.

A triste notícia é que é praticamente impossível que isso aconteça. Uma vez que, ele vive em condições bem diferentes do nosso cotidiano. Esses gatos são encontrados nas pradarias e estepes montanhosas da Ásia Central e esse ambiente chega a atingir 5.000 metros de altitude.

Por essa razão esses animais possuem um sistema imunológico enfraquecido, uma vez que, falta exposição a infecções virais.

 

gato de Pallas
Onde vive o gato-de-pallas (credito: F5 folha uol)

Características do solitário gato-de-pallas

 Não é segredo para ninguém que esses felinos são tão lindos e apaixonantes como os gatos domésticos. Contudo, o que o diferencia são suas expressões que cativam a todos que tem a oportunidade de conhecê-los.

Isso ocorre porque eles possuem pupilas redondas, uma pelagem grossa, pernas curtas e um rosto plano capaz de criar expressões muito engraçadas.

Leia também: Conheça 11 sons que os gatos fazem e o que significam

Curiosidade sobre o gato-de-pallas

Os gatos-de-pallas possuem o mesmo tamanho de um gato doméstico, contudo, aparentam ser bem maiores. Esse fato ocorre devido a sua pelagem grossa, que tem como finalidade aquecer o felino do clima frio no local em que vive.

Esses lindos felinos selvagens também são conhecidos como Manul e estão ameaçados de extinção, uma vez que, eles eram caçados para comercializar a sua pelagem. O tempo de vida dos solitários gatos-de-pallas estimado é de onze anos quando criados em cativeiro.

O peso médio desse lindo felino é de três quilos e meio para um animal adulto saudável e podem chegar a medir até 62 cm. Quando grávidas as gatas conseguem gerar até 6 lindos gatinhos e o período de gestação dura até 75 dias.

Atualmente, em ritmo de comemoração um zoológico da Rússia registrou o nascimento de dezesseis filhotes, gerados por três fêmeas dessa espécie ameaçada de extinção.

selvagem gato-de-pallas
Curiosidades sobre o gato-de-pallas. (Credito:1zoom)

Onde encontrar o gato-de-pallas

Essa é uma espécie solitária, mas esse fato não nos impede de conhecer os felinos. Como mencionado anteriormente, o seu habitat natural é nas pradarias e estepes montanhosas da Ásia Central.

Porém, é possível encontra-los em alguns zoológicos que atuam com a preservação da espécie. Dessa forma, é provável conhecer esse felino, sem a necessidade de se aventurar nas montanhas da Ásia Central.

Veja também: Descubra 6 raças de gatos que mais gostam de colo e veja curiosidades

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies