Looks like you have blocked notifications!

Tartarugas domésticas: conheça os tipos que podem ser pets

Existem quatro tipos muito populares e com características únicas. 

-- Continuar depois da publicidade --

Tartarugas domésticas são animais de fácil trato, dóceis e ótimas companheiras para quem quer fugir dos pets convencionais. Apesar de ser um animal tímido, a tartaruga atrai as atenções, sobretudo em passeios. Mas você conhece os tipos que podem conviver na família? Se sua resposta é não, então prepare-se, pois elas são super fofas e dão pouquíssimo trabalho para cuidar.

Conheça quais podem ser domesticadas, alimentação e outras informações para facilitar a escolha do seu pet. 

-- Continuar depois da publicidade --

Saiba mais em: Conheça 09 Animais Exóticos: Já Pensou Em Desses Como Seu Pet? Confira

Quais tartarugas domésticas você pode adotar?

Bem, primeiramente há dois tipos de tartarugas: as terrestres e as aquáticas. E as terrestres precisam de um viveiro amplo, enquanto as aquáticas precisam viver em um local rodeado de água. Por exemplo, como os lagos e as fontes.

Vale ressaltar, que dependendo da espécie, não pode viver só em aquário. O motivo é precisam dormir em local seco. 

Mas, independente do tipo, tanto a temperatura do ambiente quanto a luz solar, são indispensáveis para estes pets. E sobretudo, eles não podem regular a própria temperatura.

Vamos aos principais tipos domésticos

Tartaruga russa

tartaruga doméstica, tartaruga russa. Fonte: animais.info

A tartaruga russa ou tartaruga de quatro unhas é a mais comum nas casas.  E seu tamanho pode chegar aos 25 centímetros. A sua carapaça é escura e arredondada. Esse pet apresenta manchas claras e arredondadas no casco.  Já a sua cabeça e demais extremidades são mais claras. Além disso, as patas traseiras mais desenvolvidas que as dianteiras. 

Este exemplar é terrestre e pode chegar aos 40 anos na natureza. Contudo, em cativeiro supera os 100 anos de vida.

Ademais, possui visão e audição excelentes. Tanto que conseguem reconhecer pessoas, as quais costuma conviver. 

Tartaruga da madeira

A tartaruga da madeira é um animal doméstico. Fonte:  Pet Caramelo

A tartaruga da madeira (Glyptemys insculpta) também é uma das tartarugas domésticas mais populares. Vinda da América do Norte, essa espécie possui uma carapaça cinza de até 20 centímetros. Sua cor contrasta com cabeça e tórax de coloração laranja e pequenas manchas pretas. 

-- Continuar depois da publicidade --

Quando adulto pode chegar a pesar 1 quilograma. Na natureza se alimenta de plantas, frutos, restos de animais e invertebrados, mas em casa pode ter uma alimentação totalmente herbívora. É essencialmente terrestre, no entanto preferem a água no tempo frio. 

Tartaruga pintada

tartaruga pintada. Fonte: mundo ecológico

A tartaruga pintada (Chrysemys picta) é encontrada em lagos, riachos e rios de água doce da América do Norte. Esse espécie passa a maior parte do tempo embaixo na água, mas pode ser criada no ambiente seco. É onívora, apresentando uma alimentação bastante variada

Quando adotada como mascote, requer alguns cuidados para evitar doenças e manter a longevidade. Pode chegar aos 25 centímetros e sua expectativa de vida é de 40 anos na natureza. Possui uma audição pouco desenvolvida, entretanto tem bom olfato e visão, podendo enxergar cores e reconhecer pessoas. 

Tartaruga de ouvido vermelho

tartaruga de ouvido vermelho. Fonte: animais.info

A tartaruga de ouvido vermelho (Trachemys scripta elegans) também é originária da América do Norte e se popularizou em todo o mundo. 

E ela é reconhecida por suas listras vermelhas nas laterais da cabeça. Por isso que o nome dela também é Tartaruga de orelha vermelha. O seu habitat é predominantemente na água.

Agora, o seu tamanho pode chegar a 30 centímetros na natureza ou em cativeiro. Entre os hábitos estão as sonecas sob o sol da tarde e a hibernação em períodos frios.

Quanto custa uma tartaruga doméstica?

O valor de uma tartaruga doméstica varia de acordo com o tipo e o local onde adquiriu. Entretanto, o preço varia entre R$ 200 a R$ 500 reais, dependendo do criadouro.

Um detalhe super importante: verifique se o local possui autorização do Ibama para ter esse pet. Ele também deve fornecer o Certificado de Origem emitido pelo órgão com seus dados e microchip. 

Agora que já apresentamos algumas espécies de tartaruga, certamente ficou mais fácil escolher uma prá chamar de seu ou sua, acertamos?!

Por fim, lembre-se sempre que adquirir um pet é um ato de responsabilidade. Seja consciente e cuide bem do animal de estimação.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...