Todos os cães devem ser tosados? Descubra hoje mesmo

Levar seu pet para tosá-lo pode ser um risco à própria saúde do animal, saiba o que fazer

A tosa é utilizada para manter a estética e a higiene do cachorro. Mas todos os cães devem ser tosados? Se você é tutor de pet, com certeza já se fez essa pergunta. Por isso, neste sábado (22/11) o Folha Go te responde a essa questão e te informa mais sobre o assunto.

Confira, então, dicas sobre esse procedimento que melhora a saúde e o bem-estar do seu animal, além de deixá-lo mais fofo e “arrumado”.

Leia também: Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça esse e outros acessórios

Todos os cães devem ser tosados? Descubra hoje mesmo
Todos os cães devem ser tosados? Descubra hoje mesmo – Imagem: Divulgação Freepik

Todos os cães devem ser tosados?

A resposta para essa pergunta é, não. Sendo assim, cachorros que tenham certas complicações dermatológicas, que são idosos ou que tenham problemas cardíacos, só podem ser tosados se forem recomendados pelo médico veterinário.

A tosa, quando não tem restrições, pode ser feita em animais de pelo longo e de pelos curtos, bem como a tosa higiênica. E ela também é indicada para todos os tipos de animais, pois evita acúmulo de sujeiras.

Além disso, se o seu cão odeia petshop, chora e faz um escândalo, sempre que é preciso ir, ou não está tão adaptado ao ambiente, levar para tosá-lo pode ser um risco à própria saúde do animal.

Cães que possuem pelo duplo também não podem ser tosados, pois os pelos mantém a temperatura ideal do animal.

Porém, caso o seu pet não se encaixe em nenhuma dessas situações, a tosa poderá ser feita tranquilamente.

E o vira lata?

De raça ou Sem Raça Definida, o famoso e querido vira-lata também pode ser tosado. Recomenda-se que a tosa higiênica, feita a cada 15 dias, seja para todos os pets. Já a que é feita com maquininha ou tesoura, uma vez por mês.

Mas, deve-se atentar para cada tipo de cachorro e seu pelo, pois o tempo de crescimento varia bastante.

Veja ainda: A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets

Qual a importância da tosa

A tosa é de suma importância para a saúde do pet, não se trata somente se é uma questão estética.

Assim como o nosso cabelo precisa de cuidados, como a lavagem, por exemplo, o pelo dos cachorros também precisam ser limpos.

Além disso, em períodos mais quentes, a tosa pode auxiliar na sensação térmica do pet; ou seja, eles podem sentir menos calor. Porém, é necessário manter o cachorro sempre em locais frescos e com bastante água fresca para saciar a sede.

A tosa também pode facilitar na diminuição de doenças e aparecimentos de parasitas, como pulgas e carrapatos.

Meu cachorro ficou triste depois da tosa, tem alguma relação?

É super normal que o bichinho, fique estranho e até triste depois da tosa, isso acontece porque o pet estava habituado à sua pelagem.

No entanto, deve-se ter em mente que a tosa, não precisa ser feita completamente, deixando o cão quase que sem pelos.

Além disso, já vimos que nem todos os cães precisam ter tosados, pois o próprio organismo do animal já adequa a pelagem do animal. Porém, para auxiliar no quesito higiene, a tosa é fundamental.

Você deverá, sendo assim, escolher um bom profissional para fazer a tosa no seu amigo. Nunca “pele” o seu pet, pois isso pode causar problemas de pele, queimadura, alergias e fazer o bichinho sofrer.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies