Pode usar shampoo de gente em cachorro? Veja 5 dicas para higienização de seu pet

Quem tem cachorro muitas vezes prefere cuidar do animal em casa, ao invés de levá-lo a um Pet Shop. Mas quais são os produtos ideais para se usar?

Quem tem cão como animal de estimação muitas vezes, prefere banhar o bichinho em casa, do que levá-lo a um Pet Shop. Afinal, é mais barato e ainda economiza o tempo de deslocamento. Mas, nesse momento surgem as dúvidas: quais os produtos ideais? É permitido usar shampoo de gente para dar banho em cachorro? Confira hoje, 19 de novembro!

Dicas de dar banho em casa no seu pet (Imagem: Pxhere)

Leia também: Pet Shop: conheça produtos e serviços oferecidos para os animais de estimação

Conheça agora 5 cuidados na higienização de seu pet

Manter uma boa higienização nos nossos bichinhos de estimação é fundamental. Sabendo disso, listamos abaixo cinco cuidados importantes para manter os cães limpos e cheirosos.

1. Posso usar shampoo de gente para banho em cachorro?

Muitas pessoas pensam que  podem dar banho em cachorro usando o mesmo shampoo que é utilizado no dia a dia. Contudo, essa não é uma prática recomendada.

A justificativa é que a pele dos humanos é totalmente diferente da pele dos animais. Só para exemplificar, o pH da pele de gente varia entre 4,7 e 5,75. Enquanto isso, o dos cães fica entre 6,2 e 7,5.

banho de pets
Os produtos para higiene dos pets tem pH diferente (Imagem: Shutterstock)

Isso significa que a nossa pele é mais ácida, e a dos cachorros é mais neutra.

Portanto, usar shampoo de gente para banhar cães pode deixá-los com a pele mais seca e sensível. O ressecamento ainda pode levar a arranhões e escoriações, assim como ao aparecimento de fungos e bactérias, alergias e caspas.

Tipos de shampoo para cachorro

Nós, seres humanos, costumamos cuidar do nosso cabelo com produtos especiais para deixá-los macios e bem tratados, não é verdade?

Pois bem, o mesmo deve acontecer com os cachorros. Eles também precisam utilizar produtos que proporcionem brilho, maciez e hidratação aos pelos.

Há basicamente 3 tipos de shampoos para cachorros, que variam de acordo com a tonalidade da pelagem: pelo claro, pelo escuro (marrons, cinzas ou preto) e pelo neutro, que serve para todos os tipos de pelagem. O mais importante é escolher um produto de boa qualidade.

Banho de cães
Veja itens básicos para o banho do seu pet ficar bem cheiroso ( Imagem: Fonte: Stock)

Além disso, ainda existem opções específicas para tratar problemas na pele do animal, como dermatite, alergia e para remover parasitas.

Veja ainda: Banho no pet: veja agora os cuidados para a hora do banho em casa

2. Escovação de pelos e dentes

Dependendo da raça do cachorro, é preciso escovar os pelos com certa regularidade para evitar o aparecimento de nós, já que eles causam desconforto para o animal.

A escovação de dentes também é muito importante para manter a boca do bichinho limpa e saudável. O ideal é utilizar pasta de dente específica para cachorro, assim como uma  escova de dentes para cães.

3. Limpar olhos do cachorro

A maioria das pessoas esquecem, mas os cães também precisam ter seus olhos limpos quase diariamente. Para tal, pode-se usar produtos específicos para higienização ou soro fisiológico. Basta aplicar o material com o auxílio de algodão ou gaze.

4. Limpeza de ouvidos e orelhas do cachorro

A limpeza de ouvidos e orelhas dos cachorros também pode ser feita com produtos específicos ou com soro fisiológico. Mas, atenção: os ouvidos dos cães são delicados. É preciso ter cuidado para não machucá-los.

Vale ressaltar que a higienização da área evita o desenvolvimento de otite cabina(Inflamação dos ouvidos).

banho de cães
Check list para higiene completa do seu cão (Imagem: Naturalis Total Alimentos)

Uma curiosidade é que algumas raças possuem lágrimas em excesso. Esse fluido acaba se acumulando ao redor dos olhos e pelos. Por isso, a higienização da área pode prevenir infecções oculares.

5. Cortar unhas de cachorro

Saiba também, que essa é uma prática necessária para não prejudicar a locomoção do animal bem como evitar acidentes. Ou seja, é que quando as unhas estão grandes, elas podem envergar ou quebrar, deixando o cão vulnerável a infecções.

Dessa forma, o ideal é realizar o procedimento a cada 2 semanas utilizando cortadores de unha específicos para cães.

Continue lendo: Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments
Loading...