Dúvidas nas vacinas dos cães e gatos? Saiba quais e quando devem tomar

Saiba quais vacinas os cães e gatos devem fazer para proteger os pets de diversas doença

Se você tem dúvidas sobre vacinas dos cães e gatos, entenda que elas são uma das responsabilidades ao adquirir um animal de estimação. Aliás, desparasitar também esses pets é algo urgente nesse caso. Ademais, é muito importante tanto para os nossos pets, como para toda a nossa família. Pensando nisso, veja a seguir quais as vacinas dos cães e gatos, e sobretudo, as que precisam estar em dia para prevenir doenças. E é sobre elas que hoje, 23/01, a Coluna Pets vai falar mais.

Leia também: Pelos De Gato Filhote São Iguais Aos De Um Adulto? Entenda Agora Mesmo

Todos os anos são realizadas campanhas de vacinação para a prevenção da raiva, mas não é a única vacina que temos de aplicar nos nossos animais, há outras tão importantes e que os donos normalmente desconhecem.

Doenças como cinomose canina, parvovírus, hepatite, leptospirose, entre outras, que podem ser prevenidas com tratamento com sistema de vacina administrado por um médico veterinário.

Vacina dos cães e gatos em dia

vacinas
Saiba quais vacinas os gatos devem fazer Foto -CachorroGato

Para sanar dúvidas dos nossos leitores, a veterinária da Coluna Pets, Bruna Hermes esclareceu mais sobre as vacinas dos gatos.

Vale ressaltar, que os tutores de animais encontram muitas a disposição – ‘hoje no mercado temos a vacina tríplice, a quadrupla e quíntupla’, e ela esclarece mais. Veja a seguir.

Nesse sentido, observe então, o que essa especialista diz: “A tríplice previne rinotraqueíte, calicivirose e a panleucopenia felina. Ela deve ser feita a partir de 9 semanas de idade”.

E a medida que os cuidadores dos pets entendem a função de cada imunizante, fica bem mais fácil a rotina para cuidar da saúde dos animais. Até mesmo pelo fato de prevenir que eles se contaminem com doenças que, certamente, são evitáveis.

Outras vacinas para os gatos

“A quadrupla ajuda na prevenção da rinotraqueíte, da calicivirose e da clamidiose”.

“Logo, a quíntupla protege a rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia, além da clamidiose, e a leucemia felina, que é uma das doenças que mais acabam levando a óbito os felinos hoje em dia que é  a FELV”.

“Dessa forma, a quíntupla pode ser feita a partir de oito semanas. É indicado que se faça duas doses com intervalo de 3 a 4 semanas. Depois disso, temos a vacina da raiva. A da raiva é uma dose por ano e para o resto da vida. A tríplice, a quadrupla e quíntupla também se faz para o resto da vida”.

Ademais, leia também: Vacinas na Black Friday: qual comprar? A veterinária Bruna Hermes explica

Vacina de cachorro: saiba qual fazer nos pets

vacinas
Saiba quais vacinas os cachorros devem fazer Foto – Proteste

Já sobre a vacina dos cachorros, a veterinária esclarece o seguinte:

“A primeira dose pode ser feita com 42 ou 45 dias.  Temos as seguintes vacinas: a V8 e a V10. A V8 protege conta a cinomose, hepatite, adenovírus do tipo 1, doenças respiratórias, parainfluenza canina, paravirose, coronavírus caninino, e infecções causadas por leptospirose (2 tipos)”.

Por sua vez, a doutora Bruna afirma que a V10 protege contra todas essas doenças, porém ela protege ainda contra 4 tipos de leptospirose.

Por isso, fique atento a todas a s vacinas que cachorros e gatos precisam receber. Alguma são feitas nas campanhas das prefeituras, mas nas clínicas sempre estão a disposição. Se organize e proteja seu animal de estimação.

Entenda mais da importância de vacinar o pet ainda filhote

É muito importante que, enquanto o animal faz o esquema vacinal, ele não entre em contato com outros que não estão protegidos. Pois, não é seguro e ele pode contrair doenças. Então, seja paciente e cauteloso, pois é seu dever proteger seu amigo de estimação.

Nesse sentido, independente da V8 ou V10, as vacinas em geral devem ser feitas da seguinte forma: a primeira dose com 42 ou 45 dias de vida. Depois de 21 dias a segunda dose, e depois de 21 a 30 dias, a terceira dose.

E somente depois de 15 dias da última dose o animal está apto e protegido pra poder passear na rua, ir na pet shop normalmente, e entrar em contato com outros animais. Dessa forma, antes disso esse animal deve ficar somente em casa, não entrar em contato com animais que não estejam vacinados.

Temos ainda a vacina da gripe. São duas doses no primeiro ano e repete uma dose depois a cada ano pro resto da vida do animal.

Além dessas vacinas, a doutora Bruna falou ainda de outras que são importantes o cão tomar.

Saiba mais

A vacina da raiva que é uma dose só. E depois o animal repete uma dose para o resto da vida. E temos ainda a vacina da giárdia, por exemplo. São duas doses também no primeiro ano. E depois o animal repete uma dose para o resto da vida. E a vacina da leishmaniose. Neste caso, o animal faz um teste antes. Se der negativo está apto ao protocolo vacinal.

Portanto, agora que você sabe quais são as vacinas dos cães e gatos, não deixe de imunizar seu pet em dia. É fundamental para o seu bem estar.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies