Facebook trabalha em nova tecnologia capaz de ler o cérebro humano

Pois é, o futuro está cada vez mais próximo de nós. E, por isso, Facebook está trabalhando arduamente em criar uma tecnologia nunca antes vista

O Facebook está desenvolvendo uma tecnologia nunca antes vista. Os especialistas planejam construir um novo sensor neural que seja capaz de ler a mente das pessoas e tornar esses pensamentos em ações. Acompanhe a novidade tecnológica nessa quinta-feira (17).

Sem dúvida, cada vez mais a tecnologia está chegando a novos patamares realizando ações que, antes, apenas poderiam ser realizadas em ficção científica. Aqui, explicaremos mais detalhes sobre as novas pesquisas da rede social mais conhecida do mundo.

Saiba mais: Facebook testando o modo escuro para usuários iOS: Como ativar

Projeto de Sensor Neural

O novo projeto conhecido como sensor neural permitirá alavancar o Facebook ainda mais no âmbito da inteligência artificial, sendo assim, algumas instâncias sobre esta tecnologia ainda precisam ser desenvolvidas com cautela.

O Sensor neural está sendo desenvolvido em parceria com a CTRL Labs, que é uma empresa que foi adquirida pelo Facebook em 2019. Segundo as informações, esta tecnologia será capaz de conectar os sinais neurais do cérebro que são transmitidos por meio da medula espinhal e dos braços.

Sendo assim, permitirá que os usuários realizem ações físicas por meio de seus pensamentos, captando os movimentos que seriam realizados pelo braço sem a intervenção dos membros superiores.

Conforme o Facebook estabelece, está tecnologia pretende que usuários segurem objetos virtuais, digitem, controlem personagens em videogames, entre outras questões, sem a intervenção muscular.

Esta tecnologia não está por completo fora do comum, já que o gigante da tecnologia Elon Musk está trabalhando em uma nascente de leitura cerebral que conta com um objetivo relativamente similar.

Estes anúncios foram realizados durante a reunião anual do Facebook, na qual várias pessoas de lato escalão se juntaram para decidir os próximos passos da empresa.

Facebook (Reprodução: Extreme Tech)
Facebook (Reprodução: Extreme Tech)

Facebook e a inteligência artificial

O Facebook é uma empresa que costuma investir em inteligência artificial para facilitar o dia a dia de seus utilizadores, já que este tipo de tecnologia permite que os usuários tirem proveito desta questão. Uma das formas que já vemos a aplicação destes algoritmos no nosso dia a dia com a rede social é enfrentando da disseminação da desinformação, das fakenews e as plataformas para evitar que se espalhem boatos, discursos de ódio ou falsas acusações.

Segundo dados do Facebook, as ferramentas que detectam discursos de ódio que se encontram na plataforma são capazes de detectar até 95 por cento dos casos.

Entenda mais: Facebook lança sua primeira plataforma de games, entenda mais 

Novos Projetos

Além disso, o Facebook também está desenvolvendo uma ferramenta que torna artigos de notícias em pequenos resumos para que os leitores não precisem ler a matéria por completo. Sem dúvida, esta é uma questão que pode acabar modificando por completo o jornalismo como o conhecemos e também traria grandes impactos na plataforma da mídia social.

Esta ferramenta se chama TLDR e é capaz de criar sinopses de artigos de notícias, economizando boa parte do tempo dos leitores. Embora isso possa parecer complexo para editores de sites com grandes conexões com o Facebook, o objetivo da ferramenta, segundo a plataforma, é combater a desinformação.

Certamente, vale a pena aguardarmos os próximos passos da empresa para termos certeza do que irá acontecer com essas e novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas.

Leia mais: WhatsApp lança recurso de “mensagens autodestrutivas” semelhante ao Facebook Messenger 

Comments
Loading...