Anúncio

Videogames: Xbox, PS5 ou até PC, dúvidas na hora da compra

Comprar um PC ou um novo console, como o Xbox ou PS5?

Anúncio


Aqui, no Folha Go, você fica atualizado! Nessa sexta-feira (06), vamos acabar com o questionamento: “Eu devo comprar um PC ou um novo console, como o Xbox ou PS5?”. Nós temos a resposta preparada para você.

Continua depois da publicidade

Recentemente, muitas pessoas aderiram ao computador para jogar videogames. Isso não é surpresa e se deve ao fato que PCs, de jogos de médio alcance, custam cerca do dobro do que um console de videogame típico, mas os benefícios são óbvios.

Desse modo, um PC tem tempo de carregamento mais rápido, além de melhores gráficos e acesso a uma variedade monstruosa de lojas. Sendo assim, qualquer dinheiro extra gasto no PC será reembolsado pelo fluxo de vendas em cada jogo, seja  grande ou pequeno.

Continua depois da publicidade

No entanto, os especialistas no assunto e em reviews estão mostrando opiniões contrárias a esta ideia. Logo, uma pessoa comum deve considerar fortemente a compra de um console de jogos, haja vista que ele, particularmente o Xbox Series X e Series S,  é, em muitos aspectos, um PC fantástico (e comparativamente acessível).

Continua depois da publicidade
Xbox ou PS5 (Foto: Microsoft)
Xbox ou PS5 (Foto: Microsoft)

Review da Série Xbox X

Nesse console, o tempo de carga é muito menor do que nos demais consoles existentes e na maioria dos PCs de jogos, especialmente se você não tiver feito o upgrade para um SSD NVMe. Além disso, as configurações gráficas de alta qualidade funcionam muito bem, incluindo traçado de raio em tempo real e o belo efeito de iluminação que, anteriormente, só era possível em placas gráficas caras para PC novos.

Outro ponto relevante é que o Xbox Series X aproveita ao máximo os monitores de jogos e as TVs 4K, seja desfrutando suas resoluções mais altas, taxas de atualização e recursos HDR ou evitando o rasgo desagradável da tela.

Os fanáticos de jogos de PC dirão que os jogos de PC são indolores e eles não estão totalmente errados. Na última década, os jogos para PC se tornaram um empreendimento mais fácil graças a serviços como Steam e Nvidia’s GeForce Experience, que lidam com patches e otimização gráfica. Assim, jogos de console podem ter seus bugs de vez em quando, mas, de modo geral, podemos esperar que um console simplesmente funcione.

Jogos de videogames / Reprodução Tecmundo
Jogos de videogames / Reprodução Tecmundo

Quanto as vendas de jogos

Quanto às vendas de jogos, tanto a Microsoft quanto a Sony começaram a oferecer descontos regularmente por meio de suas vitrines on-line para a aquisição dos novos Xbox ou PS5. Eles ainda não se comparam às ofertas disponíveis no PC, onde Steam, GOG, Epic Games Store, Humble e outras lojas devem competir entre si.

Entretanto, ambas oferecem meios adicionais de obter jogos, como os games mensais gratuitos oferecidos aos assinantes do Xbox Live Gold e PlayStation Plus, além de seus respectivos serviços de assinatura de jogos: Xbox Game Pass e PlayStation Now.

Se sua ideia de jogos de PC é um grande título AAA, a melhor aposta pode ser investir em um console, por enquanto, e, assim,  economizar todo aquele dinheiro extra para um PC extravagante nos próximos anos.

Tal estratégia não é recomendada a menos, é claro, que você queira recursos de luxo disponíveis apenas para os jogadores de PC, como suporte para centenas de periféricos, que possibilitam a opção de jogar em monitores ultrawide e super ultrawide ou  capacidade de jogar com taxas superiores a 120 quadros por segundo – algo que eu recomendaria apenas para os jogadores mais duros e competitivos.

Para as pessoas que planejam gastar muito dinheiro empurrando seu hardware para o limite, uma GPU de alta qualidade supera, inquestionavelmente, o desempenho dos novos consoles. No entanto, para todos os outros, o console deve ser mais do que suficiente. Então, fica a difícil decisão entre escolher um Xbox ou PS5 ou até ir para um PC.

O abismo entre o console e o PC deve, eventualmente aumentar, como acontece regularmente ao longo de uma geração de consoles. Entretanto, o console é rei em tempos atuais, boa sorte escolhendo entre Xbox ou PS5.

Saiba mais: Xbox Series S não tem 512Gb de espaço livre de SSD?

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies