5 dicas criativas de decoração de varandas pequenas; otimize o espaço

Suas varandas pequenas e sacadas vão ficar mais organizadas e charmosas com as dicas de hoje!

Os apartamentos e até algumas casas atualmente tendem a aproveitar cada pequeno espaço. Assim, não é incomum existirem varandas pequenas ou meras sacadas. Mas, às vezes, fica a dúvida de como decorar esses pequenos espaços? Pois bem, hoje 07/05 aqui no Webnews do Folha Go, você vê dicas valiosas de otimizar esses espaços, e deixar tudo  bem charmoso e agradável.  Como decorar varandas pequenas

Como decorar varandas pequenas: veja algumas dicas valiosas

Ora, decorar varandas pequenas e sacadas não é complicado como se imagina. Ao contrário, basta um pouco de criatividade, e tudo fica mais charmoso, e com toque pessoal. Para tanto, acompanhe nossas dicas, todas fáceis e possíveis de serem seguidas por qualquer pessoa.

Leia aqui também: Preparação e 5 dicas de de maquiagem para pele madura realçar a beleza

1- Use a tendência do jardim vertical para embelezar e trazer bem-estar ao ambiente

Dicas de decoração de varanda pequena - jardim vertical
Jardim vertical decoração de varanda pequena | Reprodução: Cerâmica Burguina

As plantas são essenciais para qualquer ambiente, já que não só decoram, mas diminuem o estresse. Mas, quando se trata de uma varanda pequena, colocar vários vasos volumosos no chão vai fazer o espaço ficar menor ainda.

Portanto, a melhor ideia é adotar um jardim vertical. Inclusive, são os jardins verticais que estão virando tendência em varandas de casas e principalmente de apartamentos.

Para montar um jardim vertical, basta escolher equipamentos, muitos geralmente são encontrados com facilidade em lojas de material de construção, pendurá-los em paredes e escolher as plantas e vasinhos perfeitos para o espaço.

Assim, sua varanda ganhará cor e beleza, sem você precisar abrir mão do espaço. Saiba algumas dicas de plantas ideias para plantar nesses vasos: as trepadeiras, ervas, além de orquídeas, mas tudo depende da incidência de sol na sua varanda.

Procure plantas que suportam bem a luz solar forte ou pouca luminosidade do seu espaço. Observe antes de plantar como é sua varanda, e quanto receber de sol.

2- Use móveis dobráveis

decoração de varandas - móveis dobráveis (Imagem Pinterest)
decoração de varandas – móveis dobráveis (Imagem Pinterest)

Se a varanda não é grande, isso não é desculpa para não ter uma pequena mesa com duas cadeiras por exemplo. Afinal, nada mais gostoso que sentar no local, com uma bebida e apreciar o final de tarde, não é mesmo? Ou ainda para tomar um bom banho de sol pela manhã.

Mas como uma mesa e cadeiras vão caber em um pequeno espaço? Simples, opte por cadeiras dobráveis e uma pequena mesa circular. São perfeitas para usar em momentos de churrasco por exemplo, ou quando se pretenda receber alguém. E quando você não estiver na varanda, basta deixar as cadeiras dobradas, assim ganhará espaço.

Para ainda deixar a decoração mais especial, escolha colocar um deck, desses que você acha pronto para comprar, no local onde ficará a mesa. Esse toque de decoração dá um charme todo especial à varanda e não toma espaço.

3- Tente fechar a sacada

varanda pequena decoração para home office (Imagem Pinterest)
Decoração de varanda pequena para home office (Imagem Pinterest)

Uma das opções mais escolhidas para quem tem uma sacada pequena é envidraçar a mesma, fechando-a. Essa é uma opção muito boa, mas que também costuma ter um custo mais elevado, mas o resultado é bem satisfatório quanto a ganho na decoração.

A grande vantagem de quando você fecha a sacada é a ideia de continuidade com a sala. Assim, quando você estiver na sala e olhar a sacada, terá a impressão que o espaço é bem maior, podendo receber mais pessoas circulando entre os dois espaços.

Essa ideia também é ideal quando se pretende transformar a varanda pequena em um espaço de estudos ou escritório, dando mais privacidade.

A dica é pesquisar bem os fornecedores que fazem esse serviço, conversando, inclusive, no seu prédio com quem já contratou o serviço. Mas lembre-se que apartamentos ou  prédios podem ter um padrão a ser seguido, observe antes, se poderá  alterar a fachada do local sem problemas.

4- Nichos e prateleiras

Dicas de decoração: decorar varanda pequena - móveis dobráveis
Dicas de decoração: Nichos e prateleiras | Reprodução: Simples Decoração

Outra ideia sensacional, é a decoração de uma varanda pequena com nichos e prateleiras. Além de existirem várias opções, são peças bem bonitas e charmosas. Elas são importantes na decoração, e para o aproveitamento do espaço com originalidade.

Nelas você pode acomodar pequenos vasos ou até mesmo, pequenos objetos. Trazem charme e muita organização. E se sua varanda for do tipo gourmet, aproveite para colocar os pratos e tigelas nessas prateleiras, fica muito charmoso.

5- Aproveite as próprias paredes para pendurar objetos

decoração de varandas pendurar objetos na parede (Leroy Merlin)
decoração de varandas pendurar objetos na parede (Leroy Merlin)

A última dica para varandas pequenas é aproveitar bem as paredes, pendurando o que conseguir. No mercado há vários tipos de ganchos que ajudam. Assim, você otimiza o espaço, não entulhando tudo na área de circulação.

Você pode, inclusive, pendurar as cadeiras dobráveis, caso opte pelos móveis dobráveis.  E assim ganha espaço, e pode manter fora da área de circulação.

Caso não tenha o que pendurar, então opte por uma decoração intimista, use quadros pequenos por exemplo. Eles dão um toque especial na decoração e alegram o ambiente. Assim, deixando o espaço mais relaxante.

Veja também: Como cultivar e cuidar de margaridas para que elas cresçam saudáveis

Dicas de decoração

A entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies