Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão

Planta é matéria prima brasileira para peças lindas e comercializadas internacionalmente

Não é novidade que o Brasil é um imenso berço cultural. Por ter um território extenso, alguns Estados são maiores do que países europeus. Assim, práticas culturais e costumes são inúmeros e diversificados. Tendo isso em vista, o Blog WebNews do Folha Go, hoje  (30/05), esse artigo sobre o artesanato com capim dourado, típico do Jalapão no Tocantins.

Além de ser uma fonte econômica para à população da região, esse tipo de artesanato tem uma beleza única, e valor cultural reconhecido mundialmente. Então, conheça um pouco mais sobre à prática e se inspire nas peças.

Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão
Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão – Imagem: Divulgação pensamentoverde

Leia ainda: Produtos Veganos e Cruelty Free: veja as diferenças nos produtos de beleza e conheça algumas marcas

Artesanato com capim dourado: beleza e sustento

Pois bem, o artesanato com capim dourado é, antes de qualquer coisa, o sustento de muitas famílias que brota, literalmente do solo.

Por si só, o Jalapão, um dos remanescentes de cerrado, mais preservados do país, oferece belezas impressionantes. E de mesmo modo, é também um local muito visitado por turistas do mundo todo.

Dessa forma, desde 1920 o capim dourado já era utilizado pelos índios xerentes. ora, eles  usavam para fazer cestos e amarrar diversos objetos. Atualmente, esse item tão bonito, e que é oferecido pela natureza, possibilita a criação de belas peças de artesanato.

Uso de matéria-prima consciente rende belas peças

No entanto, essa matéria-prima é usada de forma consciente e ecológica. Pois o capim só é colhido depois que as sementes já se espalharam pelo campo. Além disso, é colhido uma vez por ano, geralmente no mês de setembro.

Ora, após um processo padronizado e por etapas, o capim dourado se torna matéria-prima para diversas peças de artesanato. Em mesmos sentido, para criação de bijuterias. Saiba que, os acessórios como brincos, colares, pulseiras e bolsas podem variar de preço, entre R$ 25,00 a R$ 200,00.

Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão
Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão – Imagem: Divulgação pinterest

Portanto, com técnicas próprias, de mãos artesãs, e que conhecem passo a passo, o fio dourado ganha forma. E encanta principalmente por seu brilho incomparável.

A arte é produzida ao som da música

Por se tratar de um costume econômico e cultural, praticamente todas as mulheres de uma mesma família trabalham na arte com o capim dourado. Assim, é comum que elas se reúnam e cantem. Isso mesmo, cantar é um costume que acompanha a criação das peças.

Segundo o blog Artesanato na Rede, a música entoada pelas artesãs é quase um mantra:

[…] nosso Jalapão tem algo que eu não posso deixar de falar/ É do lindo capim dourado que devemos preservar/ Colhendo na época certa e deixando a semente no seu lugar/ Para que o lindo capim dourado continue a brilhar.

Portanto, o capim dourado, é uma espécie de sempre-viva, ou planta muito resistente. E mesmo depois de colhida, pode ser manuseada e adquirir outros formatos. Assim serve  para criar peças únicas e requintadas.

Dessa forma, ao ir ao Jalapão, não deixe de conferir o artesanato com capim dourado. Afinal, lá é produzido em comunidades Quilombolas. Então  vale a pena a visita, especialmente no povoado Mumbuca, localizado próximo da cidade de Mateiros.

Veja também: Confira agora mesmo 5 dicas para a franja crescer mais rápido

Dicas de decoração

Pois bem, a entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies