Bolo de água: uma receita surpreendente para o seu café

Hoje (21/12) o blog Folha Go veio te ensinar fazer um bolo de água rápido para o seu café da tarde. A receita, de bolo de água é ideal para aquele café da tarde que você precisa de um bolinho rápido e saboroso. Então, vamos lá aprender a fazer essa receita maravilhosa que vai conquistar o paladar de todos.

Pois bem, a receita de bolo de água é simples. Seu preparo é muito rápido, em torno de 30 minutinhos você finaliza. Ele também rende bastante, cerca de 5 porções para se deliciar muito com a família. Todos os ingredientes utilizados no preparo da receita são de fácil acesso.

Ademais, leia também: Receita de mini-pizza para surpreender as crianças: elas vão amar!

Um pouco sobre bolos

Quando falamos de bolos secos ou bolo da vovó logo lembramos dos bolos de fubá, bolo de cenoura, bolo de banana entre outros. Cada tipo de bolo tem uma característica, sabor, textura e volume único. Tendo isso em vista, cada ingrediente da receita é importante e seu preparo também deve ser respeitado.

O bolo de água que é o que vamos preparar hoje também é famoso. A água serve para regular a consistência da massa e desenvolver o glúten, que irá por sua vez, reter o gás carbônico produzido pelo fermento em pó, regulando o volume do produto final. Para que a farinha de trigo desenvolva uma certa estrutura é necessário, água.

Para que o açúcar tenha efeito amaciador também precisa de água. Entretanto, a água contribui para o amaciamento e enrijecimento do bolo. A água durante o cozimento do bolo forma pressão de vapor, a qual irá regular o volume do bolo.

bolo de água
De fato, o bolo de água é a receita ideal para um delicioso café da tarde. (Imagem: Freepik)

Ingredientes

Então, para preparar a receita você só vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de água fria
  • 2  1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo

Cobertura:

  • 1  1/2  xícara (chá) de leite
  • 6 colheres (sopa) bem cheia de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de preparo

Pois bem, inicie a receita colocando na batedeira os ovos, a água e o açúcar e bata bem. Logo em seguida, acrescente a farinha e o óleo e continue batendo até obter uma massa homogênea. Por último misture o fermento em pó sem bater.

Agora, coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que a massa ficar bem dourada. Por fim, coloque os ingredientes da cobertura em uma panela e levar ao fogo, misture até engrossar e coloque sobre o bolo ainda quente. Esperar esfriar para cortar, o bolo fica muito macio e molhadinho.

Enfim, sua receita de bolo de água está finalizada. Agora é só servir e aproveitar muito seu café da tarde mega saboroso. Sem dúvidas essa receita vai conquistar todos os paladares. Aproveite como preferir e bom apetite.

Dessa forma, você também pode gostar: Pizza de liquidificador 4 queijos fácil e deliciosa; pronta em 30 minutos; confira

Comments
Loading...