Canjiquinha Especial; uma receita para aquecer o seu jantar

O friozinho chegou e com ele nada como uma comidinha cheia de afeto

Top Stories Mousse de limão, sobremesa fácil e refrescante

-- Continuar depois da publicidade --

Com o clima mais ameno chegando na nossa porta, já que a estação mais fria aos poucos se aproxima, que tal uma receita para esquentar bem sua noite? Pensando nisso, hoje 25/04, aqui no Webnews, do Folha Go, você vê a receita da canjiquinha especial para o jantar. Fica pronta em algumas horas, por se deixar a carne marinando e a canjiquinha de molho. No entanto, a execução em si é rápida, fácil e serve de 10 a 12 pessoas. Confira!

Canjiquinha um prato perfeito para o jantar

-- Continuar depois da publicidade --

Ora, esse prato é perfeito para noites frias e uma boa companhia. Saiba que a canjiquinha também é conhecida como quirera de milho. De fato uma iguaria das terras brasileiras.

Esse prato possui várias receitas, e seu preparo varia conforme a região do país. O prato pode ser adaptado e preparado com outras carnes, tais como a bovina, frango e linguiça, o que geralmente agrada muito.

Então, vamos agora aos ingredientes e passo a passo dessa receita, e assim garantir um jantar incrivelmente saboroso.

Ingredientes

  • Meio quilo de costelinha ou carne de porco picados bem pequenos;
  • 2 cebolas grandes picadas;
  • 500 gramas de canjiquinha
  • 450 g de linguiça calabresa picada em forma de cubinhos;
  • 100 g de bacon (observe que seja com pouca gordura);
  • 4 dentes de alho;
  • 3 tabletes de caldo de carne;
  • Sal a gosto;
  • 3 colheres de óleo;
  • 2 colheres de massa de tomate;
  • Cheiro verde a gosto;
  • Água.
Canjiquinha, um prato prefeito para o Jantar
Canjiquinha, um prato prefeito para o Jantar. Foto: Canva Pro

Modo de fazer

Primeiramente deixe a canjiquinha de molho por algumas horas. Em seguida tempere a carne previamente e deixe marinar para incorporar bem esse tempero.

-- Continuar depois da publicidade --

Dica: sugerimos para o tempero caseiro usar alho, cebola, salsa, pimenta-do-reino, sal a gosto. Bata tudo no liquidificar e coloque na carne que deve repousar na geladeira.

Depois em uma panela separada frite a carne de porco, já previamente temperada. Assim deixe a carne bem dourada (para isso vá pingando água, para não grudar no fundo da panela) e reserve. Em seguida, em outra panela frite a calabresa e o bacon e também reserve.

Agora cozinhe em outra panela a canjiquinha, colocando na panela o óleo e água suficiente (cerca de 3 dedos acima da canjiquinha) e acrescente os caldos de carne. Então deixe por cerca de 20 minutos no fogo (isso vai depender bastante da panela), ou deixe até que realmente esteja bem macia.

Nesse sentido mexa enquanto cozinha, para evitar grudar ou empelotar a canjiquinha. E quando estiver pronta misture a carne de porco, já frita com o bacon, a calabresa, junte ainda as cebolas picadas, as 2 colheres de massa de tomate e deixe refogar por cerca alguns minutos.

Depois adicione a essa mistura a canjiquinha já cozida. E coloque aos poucos, sempre mexendo bem. Então finalize o prato colocando cheiro verde por cima. Pronto é só servir ainda quente essa delícia.

Sugestões

Ora, com seu prato de canjiquinha pronto sugerimos alguns acompanhamentos, tais como: torradas, uma couve picada fininha e refogada, e que é servido separadamente à mesa. Ou você pode ainda colocar no fundo do prato queijo muçarela, e servir a canjiquinha quente por cima, também fica bem delicioso. Bom apetite!

Frango Escabeche da Dona Verônica

Essa é uma receita clássica da Dona Verônica. O prato é ideal para remeter sua infância. Ela é realmente um clássico na vida de muitas pessoas. Um ponto maravilhoso sobre o escabeche é a sua versatilidade, pois são várias opções para preparar esse prato.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...