Caponata de legumes: confira essa receita rápido, saudável e saborosa

Uma receita versátil e saudável, conheça todo o sabor dessa delícia!

Atualmente, com o crescimento dos adeptos ao vegetarianismo, as receitas veganas estão muito em alta. Por isso, hoje 03/11, o Folha GO te ensina a fazer uma caponata de legumes fácil, rápida e cheia de sabor.

A caponata traz uma mistura especial de sabores de legumes e azeite. O sabor é surpreendente e vai te conquistar. Vamos à receita?

caponata de legumes
Caponata de legumes, prato saudável e saboroso; receita rápida (Foto: Freepik)

Também veja: Está Com Pressa? Confira 02 Receitas De Omelete Italiana Incrementada Para O Jantar 

Caponata de legumes

De antemão, a caponata é uma receita siciliana, que consiste na berinjela como ingrediente principal, acompanhada de outros legumes refogados em azeite e bem temperados.

Frequentemente, é um prato vegetariano, mas pode conter ingredientes de origem animal caso você deseje.

Assim como a caponata é um ótimo acompanhamento para carnes leves como peixe assado ou filé de frango, ela pode ser servida como aperitivo em cima de torradas, como se fosse uma bruschetta.

Além disso, se você combinar os temperos, a caponata também pode ser acompanhada de um belo rosbife, de uma salada ou pode até ser recheio de uma lasanha vegetariana. Sua criatividade decide como usar essa delícia. Agora, fique de olho nos ingredientes e modo de preparo.

Ingredientes da caponata de legumes

  • Mais ou menos uma berinjela média picada
  • Uma cebola roxa picada
  • 1/3 de pimentão vermelho picado 
  • 1/3 de pimentão amarelo picado
  • Um dente de alho triturado na faca
  • Manjericão fresco a gosto
  • Cerca de 3 colheres de sopa de aceto balsâmico
  • Além disso, 10 nozes picadas
  • Azeite a gosto

Dica: A princípio, o corte dos legumes fica a seu critério. Os cortes podem ser cubos médios ou grandes, bem como você pode cortar em rodelas finas.

Modo de preparo

Logo depois de separar os ingredientes, você está pronto para preparar sua receita e levará cerca de 35 minutos para finalizar todo o prato.

Primeiramente, coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola roxa e o alho. Posteriormente, adicione os pimentões, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.

Chegou a hora de adicionar a berinjela e deixar sua caponata de legumes cozinhar por 5 minutos dessa vez.

Além disso, você deve mexer a mistura de legumes vez ou outra para evitar que grudem na panela. 

Por fim, acrescente o aceto balsâmico, o azeite e tempero a gosto. Após o aceto evaporar, desligue o fogo e finalize com as nozes e o manjericão. Uma receita rápida, deliciosa e que vai ser sucesso onde quer que você faça!

Combinando com vinhos

Em conclusão, vamos te mostrar quais são os vinhos que combinam com sua caponata de legumes. Tente harmonizá-la com vinhos brancos e frescos se a caponata for servida como ingrediente principal do prato.

Igualmente, se você servir sua receita como bruschetta, tenta harmonizar com vinhos brancos secos e terá uma combinação perfeita para um evento social mais requintado.

Por fim, se você quer utilizar a caponata com uma massa fresca, pode harmonizar tanto com vinho tinto, quanto com vinho branco, desde que seja suave.

A caponata é garantia de uma refeição completa, um aperitivo requintado e muito sabor para vegetarianos. Além disso, pessoas que comem carne não sentirão falta de sabor em momento algum com essa receita.

Confira agora: Salada Parisiense Com Um Molho Para Acompanhar; Confira Essa Delícia

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies