Como fazer pastel de carne: conheça a receita que fica igualzinha à da feira

Um salgado para ser servido no lanche, mas até mesmo em festas

Mesmo tendo ganhado textura, forma, bem como ingredientes locais, o pastel não é produto nosso. O Folha Go vai te ensinar hoje (12/11) como fazer pastel de carne, aquele parecido com o da feira, trazido pelos orientais para o nosso país.

Na matéria de hoje, além da receitinha, vamos te contar um pouco da história dessa maravilha que chamamos de pastel. Não deixe de conferir cada detalhe antes de correr para a cozinha para preparar!

Leia mais: Como Fazer Mudas De Ora Pro Nobis? Descubra Seus Benefícios E Uma Receitinha Deliciosa

Nada melhor do que um pastelzinho para incrementar a refeição
Nada melhor do que um pastelzinho para incrementar a refeição – Foto: Freepik

A origem do pastel e sua popularização para o Brasil

O salgado foi introduzido na nossa gastronomia pelos imigrantes asiáticos, é o que parece. A exata origem da antiga receita não tem registro, nem muitas pesquisas a respeito. Contudo, a teoria mais aceita no mundo todo é que o pastelzinho que conhecemos veio derivado do rolinho primavera, ou melhor, chun juan.

O prato é chinês, preparado com uma massa fina de farinha, recheado de vegetal, assado ou frito em frigideira untada. Lá pelo ano de 1890, os imigrantes chineses começaram a vender esses rolinhos aqui no Brasil. Às vezes, os recheios eram adaptados para paladar local, tal como aconteceu com a deliciosa carne moída.

Esse “quase pastel”, de início, não se tornou muito popular. Sua fama e glória aconteceram quando houve uma perseguição contra os japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Bastante envergonhados e receosos de serem expulsos, os japoneses acabaram aproveitando a ignorância do povo do Ocidente.

Como as pessoas aqui no Brasil não tinham muito conhecimento com relação à diferença existente entre sua própria cultura, bem como a chinesa, os espertinhos se camuflaram entre os nossos hábitos. Assim, passaram a assumir grande parte da preparação e também da venda dos pasteis em território nacional.

As comunidades japonesas, na época, já eram muito maiores do que as chinesas no nosso país. Isso acabou fazendo com que o pastel se popularizasse cada vez mais. Começaram, então, a surgir várias pastelarias em São Paulo. Mas, também surgiram as famosas barraquinhas de feira, uma vez que diversos japoneses também trabalhavam como feirantes.

Do Estado de São Paulo, esse pastel de carne moída chegou ao Rio de Janeiro, depois em Belo Horizonte para, por fim, dominar todo o país. Dessa forma, deixou de ter a fama de simples especialidade exótica, ganhando o status da criação brasileira mais genuína.

Como fazer pastel de carne moída

Ingredientes:

  • 1 kg da massa de pastel da sua preferência;
  • 1 kg da carne bovina da sua preferência, mas moída por 2 vezes;
  • 2 colheres de sopa do óleo de soja;
  • 1 cebola de tamanho médio;
  • 3 dentes de tamanho pequeno de alho;
  • Cheiro verde ao seu gosto;
  • 1 tablete do caldo de carne;
  • Sal e pimenta ao seu gosto.

Modo de preparar:

Para ter como fazer pastel de carne moída, coloque o óleo na panela para refogar o alho e a cebola até dourarem. Acrescente a carne e, quando levantar fervura, adicione o tablete do caldo. Mexa uma vez ou outra a fim de desgrudar os bolinhos até que seque toda água.

Confira também: Como Preparar Frango Caipira E Pirão: Aprenda Essa Delícia Mineira

O recheio pode ser variado conforme a preferência
O recheio pode ser variado conforme a preferência – Foto: Freepik

Retire do fogo, adicionando sal (se necessário), bem como cheiro verde. Aguarde esfriar um pouco e vá montando os pasteis. Depois de prontos, frite os salgados no óleo quente até que fiquem douradinhos.

Não tem como fazer pastel de carne mais simples e saboroso do que esse. O segredo para que ele fique sequinho é usar um papel absorvente de boa qualidade. Caso queira, incremente a receita com batata inglesa picada bem pequenininha e refogada junto com a carne. Vai ficar simplesmente o máximo!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies