Farofa de amendoim com sabor inusitado: fica pronta em 15 minutos

Saiba como fazer uma deliciosa farofa

Farofa de amendoim é um acompanhamento sem glúten amanteigado, tostado e viciante feito com farinha de mandioca que cai bem com diversos pratos. É servido junto com feijoada e churrasco.  Assim, a coluna WebNews, do Folha Go, vai te mostrar hoje (28/11) como fazer esse prato rápido, fácil e delicioso, e que vai deixar seu almoço de sábado especial.

Confira outras opçõesComo Preparar Frango Caipira E Pirão: Aprenda Essa Delícia Mineira

Farofa de amendoim: saiba como preparar

Farofa
Farofa de amendoim; sabor inusitado e que fica pronto em 15 minutos Foto – Tudo Receitas

Os ingredientes são os seguintes:

  • 2 colheres (sopa) de margarina sem sal;
  • meia cebola média picada;
  • 1 sachê de Tempero;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (200 g);
  • 1 xícara (chá) de amendoim picado grosseiramente, torrado (130 g);
  • 1 colher (sopa) de salsa picada;

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira grande, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e o tempero,
  2. Depois refogue por 3 minutos, ou até a cebola dourar levemente. Abaixe o fogo, adicione a farinha de mandioca e refogue por 7 minutos, mexendo bem. Acrescente o amendoim e a salsa e misture bem.
  3. Retire do fogo e sirva em seguida.

Portanto, confira também: Medalhão com legumes: conheça a receita prática com o filé mignon

Conheça um pouco mais sobre a farofa

Farofa
Farofa de amendoim; sabor inusitado e que fica pronto em 15 minutos Foto – Tudo Receitas

A farofa é um prato tradicional brasileiro sem glúten feito de farinha de mandioca / mandioca torrada ( farinha de mandioca em português). Às vezes, é misturado com bacon, vegetais e ovos, e outras vezes é preparado com cenouras raladas, passas e bananas em cubos.

De fato existem muitas variações para o prato, mas no geral ele tem uma textura crocante semelhante a migalhas de pão. Assim, a farofa simples e clássica costuma ser feita torrando-se a farinha de mandioca com manteiga e temperos como sal, pimenta e cominho.

É amanteigada, tostada e bastante saborosa! Mas tem variações regionais. Na Bahia, por exemplo, a farinha de mandioca é torrada com óleo de dendê, o que lhe dá uma cor laranja-amarelada e gosto de defumado.

O fato é que a farinha de mandioca seca pede muita gordura – seja o óleo, a manteiga ou a gordura fundida do bacon, embebendo o sabor dos ingredientes que a compõem.

Curiosidades sobre a farofa e os farofeiros

Uma das histórias inusitadas sobre a farofa é o que ocorria nas praias. Diz respeito as pessoas de baixa renda, que passavam seu dia na praia levando lancheiras cheias de farofa, e com embalagem de frango – isso por ser opção barata.

Com tal situação passaram a serem conhecidos como farofeiros . O termo passou então a ser comumente divulgado socialmente.

Assim, como o termo ficou famoso, em meados dos anos 1980, uma banda brasileira chamada Ultraje a Rigor fez muito sucesso com a música “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Ora, a canção zombava do medo e até do desdém dos banhistas mais abastados, quando se deparavam com a chegada na praia dos chamados farofeiros.

De uma maneira ou outra, mesmo não sendo farofeiro daqueles da praia, todo mundo adora uma farofinha, afinal o prato é mesmo delicioso e cabe em várias ocasiões.

Portanto, agora que já se sabe preparar uma boa farofa e até se conheceu um pouco da história curiosa envolvendo a farofa, experimente fazer essa receita. Assim, não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Ademais, confira também: Bolo de frutas cristalizadas: aprenda a receita porque o Natal vem aí

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies