Looks like you have blocked notifications!

Galinhada especial: um prato forte e especial que restaura as energias

Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca

-- Continuar depois da publicidade --

Pelo interiorzão do nosso país, em quase todos os Estados, se faz a conhecida galinhada especial. Então, sabendo dos benefícios dessa receita, como a própria cura de ressaca, o WebNews do Folha Go, apresenta esse prato que vai restaurar as energias. A dica ideal para o almoço de hoje, faça e descubra a importância cultural desse prato. A receita serve 5 pessoas e pode ser preparada em 30 minutos.

As origens da galinhada: perfeita no almoço

-- Continuar depois da publicidade --

Você sabe de onde surgiu a galinhada especial que vamos apresentar hoje? Bom, esse prato veio junto com os portugueses bandeirantes, pois estes exploravam todo o interior brasileiro. Entretanto, eles se fixaram por mais tempo em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

As galinhas os acompanhavam, como se fizessem parte da grande comitiva. Mas tinham aquelas também que eram compradas em sítios nas beiras das estradas na época.  O prato era (e é) fácil de preparar, assim como também é bastante nutritivo. Tanto por isso, tornou-se uma das comidas favoritas dos tropeiros.

Porém, de alimentação de viajantes, a galinhada transformou-se em prato chique de restaurante 5 estrelas, sabia? Mas, ainda assim, não perdeu sua fama de remédio santo para bebedeira. Uma porção bem quente “levanta até defunto”, diz os antigos. “O que as cachaças estragam, as galinhas curam”.

Antigamente, as mulheres no pós-parto, consumiam bastante canja e galinhada, uma vez que são refeições fortes que restauram as energias. Ah, e diz a lenda também que a boa galinhada é feita com uma galinha roubada. Coisa de interior, onde ladrões de galinha é que não faltava!

Dessa forma, veja também: Crepioca de frango; veja como fazer uma ótima opção para substituir o pão

Receita de galinhada especial para o almoço

Ademais, vamos à receita?  Não são muitos os ingredientes, portanto, confira tudo com atenção!

Ingredientes

  • 1 galinha ou frango picado em pedaços;
  • Suco de 1 limão pequeno;
  • 2 tabletinhos do caldo de galinha;
  • 2 colheres de sopa do azeite de oliva;
  • 1 cebola de tamanho médio ralada;
  • 2 xícaras de chá do arroz agulhinha lavado, bem como escorrido;
  • 2 colheres de sopa do extrato do tomate;
  • 1 pimentão de tamanho médio verde picado em cubos;
  • 1 colher de sopa de cheiro verde picado.

Modo de preparar

-- Continuar depois da publicidade --

Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca. Prato para o almoço.
Reza a lenda que a galinhada é ótima para curar ressaca. Prato perfeito para o almoço – Foto: Dani Meira

Lave todos os pedaços do frango, temperando-os com suco do limão e o caldo de galinha. Deixe marinando por um tempo para firmar o sabor.

Em seguida, coloque na panela grande o azeite para aquecer. Dessa forma, doure bem o frango. Acrescente a cebola, deixando refogar ligeiramente.

Adicione o arroz, o pimentão, extrato do tomate, juntamente com 4 e ½ xícaras de chá de água. Mexa bem para integrar os ingredientes.

Deixe a panela tampada e, assim que a fervura iniciar, abaixe o fogo para que o prato cozinhe por  mais ou menos 15 minutos ou até o arroz ficar úmido e cremoso. Caso necessário, vá pingando água de pouco em pouco. E logo estará pronto!

Sugestão

Para uma apresentação mais bonita, retire da panela quando estiver pronta e coloque em uma travessa. Salpique o cheiro verde, servindo ainda quente.

Que tal experimentar fazer galinhada especial hoje ainda? Faça e nos conte o que achou!

Ademais, você pode se interessar: Salpicão especial de frango: uma receita saborosa e incrível; serve até para o Natal

Receita de frango escabeche

Veja no vídeo uma receita clássica compartilhada pela família da Dona Verônica Faria. O prato é ideal para nos remeter a infância, e foi ensinado por gerações nessa família. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato. Confira!.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...