Galinhada tradicional: a receita perfeita para curar aquela ressaca

Um prato completo, que dispensa acompanhamentos

Top Stories Tapioca de pizza é opção fácil para café, almoço ou janta

-- Continuar depois da publicidade --

Quem não viu um prato de galinhada tradicional e ficou com água na boca? Essa é uma receita aparentemente complicada, mas não é nada disso. N averdade é perfeito para seu almoço ou jantar em família. Assim, o WebNews, do Folha Go, vai te ensinar hoje 10 de maio, como é o preparo de 5 porções em 60 minutos. Tudo bem simples e com um sabor incrível. Perfeito para curar dos excessos do fim de semana. Veja só!

Saiba como fazer a galinhada tradicional para o almoço ou jantar

-- Continuar depois da publicidade --

A galinhada tradicional é o tipo de prato que se come bem quentinho, fumegante, perfeito para curar a ressaca, até mesmo na madrugada, bem em meio àquele porre de matar.

Essa é uma forma tradicional de se deliciar com a galinha junto do arroz ensopado, especialidade do interior do Brasil. Aliás, quem fez o primeiro registro desse ritual da culinária brasileira foi Ziraldo, escritor e cartunista.

Ele escreveu um texto no ano de 1973, e graças a esse texto que o prato ganhou tanta fama naquela época. Depois, deslanchou aqui e ali. Mas, curiosamente, ficou conhecido entre todas as classes populares recentemente, sabia?

A galinhada tradicional apareceu em grandes restaurantes, tornando-se um prato da moda apenas em 2011. Isso se deu porque Geovane Carneiro, subchef do chef Alex Atala, que serviu a comida durante uma madrugada no restaurante D.O.M. A partir daí, espalhou-se o sucesso.

Leia aqui: Asinha de frango assada no forno com mostarda: receita deliciosa e fácil

Ingredientes da receita

  • 1 frango do tipo caipira de tamanho grande já picado da forma tradicional;
  • 5 copos lagoinha cheios de arroz;
  • 2 cebolas de tamanho médio picadinhas;
  • 2 dentes de alho picadinhos;
  • Sal e pimenta ao seu gosto;
  • Óleo de girassol ou milho;
  • Cheiro verde ao seu gosto.

Passo a passo da galinhada tradicional

Prato para o almoço ou jantar: Essa é uma forma tradicional de se deliciar com a galinha junto do arroz ensopado, especialidade do interior do Brasil
prato para o almoço ou jantar: Essa é uma forma tradicional de se deliciar com a galinha junto do arroz ensopado, especialidade do interior do Brasil – Foto: Depositphotos

-- Continuar depois da publicidade --

Para fazer a galinhada tradicional, primeiramente, tempere seu frango com a pimenta e o sal ao seu gosto. Na panela coloque o óleo, assim dourando o alho e a cebola.

Adicione os pedaços de frango, fritando-os e refogando-os com um pouco d’água. Mas, coloque bem pouco, apenas para que não grude no fundo da panela.

Quando a carne estiver bem douradinha, adicione o arroz, mexendo para que ele frite e fique com a cor bonita do frango. Adicione água o suficiente para cozinhar, ou seja, aproximadamente 1,5 litros.

Coloque o cheiro verde na panela, deixando cozinhar por cerca de 30 minutos. Mas, preste atenção de vez em quando para verificar se a carne do frango já ficou cozida e está molinha. Faça essa verificação com a ajuda de um garfo.

Uma dica importante é não deixar a água secar demais, pois a receita deve ser servida bem molhadinha. Assim, ficará mais saborosa. Este é um prato simples, porém extremamente delicioso.

Sugestão de consumo

A galinhada tradicional é um prato completo, uma vez que tem a carne do frango e o arroz em sua composição de ingredientes. Entretanto, caso queira servir outra coisa na sua refeição, faça uma salada bem caprichada, com verduras de folhas verdes e, quem sabe, legumes variados.

Portanto, confira também: Tempero especial para frango; confira a receita e arrase no jantar

Receita de frango escabeche

Veja no vídeo uma receita clássica compartilhada pela família da Dona Verônica Faria. O prato é ideal para nos remeter a infância, e foi ensinado por gerações nessa família. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato. Confira!.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...