Iogurte caseiro: aprenda como fazer o seu e fique longe de conservantes

São apenas dois ingredientes para fazer essa receita

Aprender a fazer iogurte em casa é simples com esta receita fácil de iogurte caseiro. E, hoje, 03/11, a Folha Go mostra como fazer iogurte caseiro.

Se você nunca fez o seu antes porque achava que era muito difícil, então saiba que ele pode ser feito em casa e sem mistérios.

Primeiramente existem inúmeras maneiras de fazer iogurte caseiro e com variações diferentes. Acompanhe como fazer esse iogurte fácil e com apenas dois ingredientes.

Veja aindaPão De Cebola Caseiro: Uma Delícia Fácil E Rápida De Preparar

Saiba como fazer iogurte caseiro em casa

iogurte caseiro
Aprenda fazer iogurte natural e fique longe de conservantes Foto – Pixabay

O iogurte é feito de caseína e soro de leite. Caseína é o que coalha e é usada para fazer queijo e iogurte, enquanto o soro de leite é a substância aquosa que sobra quando o leite coalha. E para fazer iogurte caseiro os ingredientes são:

  • 1 litro de leite
  • 1 iogurte natural

O modo de preparo consiste em:

  1. Primeiro ferva o leite, espere amornar, mas não deixe ficar frio.
  2. Em seguida misture o iogurte junto ao leite morno, e coloque num recipiente médio ou grande (o equivalente a 1 litro) e deixe descansar de 12 a 24 horas.
  3. É aconselhado mexer de vez em quando  para ver como ficou a consistência.
  4. Depois coloque na geladeira e sirva acompanhado com algo de sua preferência.
  5. Ele não fica azedo, como os iogurtes feitos com os “bichinhos” e fica ótimo!

Nem é preciso dizer que optar por ingredientes da melhor qualidade garante que você terá o produto final da melhor qualidade.

Se não quer fazer ainda pode usar iogurte de marca de supermercado como entrada, mas leia os ingredientes com atenção e procure por culturas vivas e ativas.

Os iogurtes são ricos em pro bióticos. Estes ajudam no bom funcionamento do intestino e ainda fazem bem para a pele.

Diferenças entre iogurte caseiro

Nem todos os iogurte são iguais. Por isso, conheça as diferenças:

Iogurte normal: o iogurte normal é geralmente feito com leite de vaca, o que o torna não adequado para pessoas com intolerância à lactose. Do lado positivo, normalmente tem mais cálcio e é mais baixo em calorias e gordura em comparação com o grego;

Iogurte grego: o iogurte grego, que tem um sabor mais ácido, é indiscutivelmente o tipo de iogurte mais popular e é fácil perceber por quê. Geralmente, contém duas vezes mais proteína do que o iogurte normal;

Iogurte não lácteo: os consumidores não lácteos ainda podem desfrutar de seu iogurte à base de plantas, como leite de soja, caju, amêndoa, aveia e coco;

Portanto, ao optar pelo iogurte caseiro vai saber a forma como foi preparado e terá menos conservantes.

Veja também: Arroz À Piamontese Cremoso: Uma Receita Perfeita Que Vai Te Conquistar

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies