Lombo assado com abacaxi: uma opção deliciosa para refeições

Apesar do tempo total de preparo ser longo, esta é uma receita fácil e deliciosa

-- Continuar depois da publicidade --

Para quem está pensando em fazer um prato gostoso e diferente para uma refeição especial, o WebNews, do Folha Go, separou uma receita hoje, 18 de maio, de lombo assado com abacaxi. Embora seja um prato com certa demora para fazer, cerca de 4 horas e 30 minutos, rende  6 porções incríveis. E saiba que a receita é bem simples, afinal 3 horas do tempo é para marinar a carne, que ao final fica deliciosa e cheia de sabor. Confira!

Saiba como fazer o lombo assado com abacaxi

-- Continuar depois da publicidade --

O lombo assado com abacaxi fica perfeito em todas as ocasiões especiais, sendo servido principalmente em comemorações ou reuniões com amigos. O prato é mesmo delicioso, pois não fica uma carne seca, pelo contrário: a fruta traz o sabor e a suculência de que o prato precisa. Assim, essa gostosura surpreende a todos que experimentam.

O abacaxi, sem sombra de dúvida, é o tipo de fruta que contrasta e combina perfeitamente com as carnes de porco, especialmente o lombo. Tal como confere bastante sabor, de igual modo, ajuda a dar suculência e amaciar o corte.

Isso porque existe uma enzima presente na fruta que digere as proteínas, amolecendo o tecido da carne mesmo antes de cozinhar. O suco dá o gosto ácido característico e bem gostoso que tem o abacaxi.

Assim, leia mais: Fondue de chocolate: descubra a perfeição desse prato romântico

Ingredientes da receita

  • 1 kg do lombo de porco com o osso;
  • Azeite ao seu gosto;
  • Sal ao seu gosto;
  • 5 dentes de tamanho pequenos de alho;
  • 1 cebola de tamanho grande;
  • 500 ml do vinho branco tipo seco;
  • 2 colheres das de sopa da pimenta biquinho;
  • Louro em folhas ao seu gosto;
  • 4 batatas inglesas de tamanho médio;
  • Pimenta-do-reino ao seu gosto;
  • 1 abacaxi de tamanho médio;
  • 100 gramas da manteiga com sal;
  • Mel ao seu gosto;
  • Noz moscada ao seu gosto.

Passo a passo do lombo assado com abacaxi

O abacaxi, sem sombra de dúvida, é o tipo de fruta que contrasta e combina perfeitamente com as carnes de porco, especialmente o lombo
O abacaxi, sem sombra de dúvida, é o tipo de fruta que contrasta e combina perfeitamente com as carnes de porco, especialmente o lombo – Foto: Canva Pro

-- Continuar depois da publicidade --

Primeiramente, regue todo o lombo com azeite. Em seguida, tempere com sal e deixe separado em uma tigela. Coloque alho descascado, louro, cebola cortada em rodelas, bem como a pimenta biquinho e o vinho. Assim, deixe marinando por mais ou menos 3 horas.

Em um refratário retangular, faça uma espécie de cama com rodelas da batata com a casca (isso não deixará o lombo queimar). Regue com azeite, salpique pimenta-do-reino e sal, colocando mais algumas folhas de louro em cima.

Dessa forma, deite a peça de lombo sobre as batatas, banhando com o líquido da marinada. Envolva a carne com papel alumínio, deixando a parte fosca para cima. Leve para assar em forno preaquecido a uma temperatura de 180º C por aproximadamente 1 hora.

Dado esse tempo, retire a carne do forno. Assim, faça cortes em fatias, mas sem que vaze a peça. Isso servirá para encaixar todas as rodelinhas de abacaxi que já devem estar cortadas.

Passe manteiga por cima do lombo, bem como mel, e retorne para o forno a fim de gratinar por mais uns 30 minutinhos. Sirva em seguida.

Sugestão de consumo

O lombo assado com abacaxi é uma ótima pedida para ser servido com arroz à grega e farofa. De acompanhamento de bebida, um vinho tinto é o ideal. Experimente o que melhor agradar o seu paladar e bom apetite!

Portanto, confira também: Coxinha de frango na Air Fryer: para acabar de vez com a bagunça na cozinha

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...