Molho de tomate caseiro; receita saudável, vermelhinha e deliciosa

Em casa experimente fazer esse molho de tomate que pode ser usado em diversas refeições.

É possível preparar um molho de tomate caseiro em casa. Aliás, essa é uma forma de usar um molho com ingredientes mais naturais e com menos conservantes. É isso que hoje 23/11, a Folha Go mostra como fazer.

Infelizmente hoje em dia, pela falta de tempo, poucas pessoas preparam seu próprio molho de tomate caseiro. Na verdade, é uma receita que demora um pouco para fazer, mas ela pode durar meses congelada. Para preparar este molho vamos precisar de poucos ingredientes que podem ser substituídos e você pode adicionar outros ao seu gosto.

Leia agoraCrepioca recheada fácil, saudável e saborosa em 05 minutos: veja como fazer.

Como fazer molho de tomate caseiro

molho de tomate caseiro
Receita de molho de tomate caseiro perfeita; o melhor para uso no dia a dia Foto- Tudo Receitas

Primeiramente, o molho de tomate é um dos preparos mais básicos para entrar no mundo da culinária e, além disso, é considerado um clássico da gastronomia, que faz parte de um grande número de receitas e preparações.  

Para fazer essa receita, os ingredientes são os seguintes:

  • 2 kg de tomate maduro cortado ao meio e sem sementes;
  • 6 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 pitada de cominho;
  • manjericão a gosto;
  • Sal à gosto;

Modo de preparo 

Primeiro em uma panela coloque 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer. Depois, passe pelo processador de legumes ou numa peneira.

Então, leve ao fogo 6 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados. Em seguida junte o tomate processado e 1 pitada de cominho.

Depois cozinhe por 15 min em fogo baixo. Para finalizar vá acertando o sal e e depois coloque manjericão a gosto. Ficou pronto o molho de tomate.

Leia também: Pão de queijo mineiro: saiba como fazer essa delícia com uma receita fácil e original

Melhores tomates para fazer o molho

molho de tomate caseiro
Receita de molho de tomate caseiro perfeita; o melhor para uso no dia a dia Foto- Tudo Receitas

Uma das dúvidas mais comuns que podem surgir na hora de preparar o próprio molho de tomate caseiro é qual variedade de tomate nos dará o melhor resultado.

Dessa forma, podemos encontrar nos mercados e nas quitandas várias opções de tomates diferentes, por isso às vezes é fácil se perder e não saber qual escolher.

Tipos

Confira então, os tomate que são melhores para preparar o molho, ou seja, que são as mais carnudos e mais doces:

  • Tomate pêra: O mais comum e, portanto, o mais utilizado para molhos e sopas frias. É muito carnudo, muito doce e tem uma pele muito fina.
  • Tomate coração de boi: É um tomate excelente, versátil que, quando maduro dá um molho de tomate saboroso.
  • Tomate pimenta: tomate muito parecido com a Pêra, mas que forma um bico na sua extremidade, o que o torna muito semelhante a uma pimenta. Eles são cheios de polpa e parecem ainda mais saborosos e doces do que os tomates normais.
  • Tomate San Marzano: é uma variedade italiana e é produzida respeitando uma técnica de cultivo e produção muito meticulosa. São conhecidas mundialmente e é a variedade utilizada para preparar o autêntico molho de tomate para as pizzas napolitanas. Tem a desvantagem de não ser muito acessível, principalmente pelo alto preço.
  • Tomate pendurado: A sua principal vantagem sobre as outras variedades é a sua longa duração e conservação, já que permite ter o sabor do tomate fresco, não de estufa, fora de época.

Portanto, agora que já conhece mais sobre os tomates tente fazer o seu molho de tomate em casa.

Outras ideias de lanchesEmpadão De Palmito Super Prático, Saboroso, Confira Só 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies