Floreira bela e exuberante; confira o passo a passo para montar o seu jardim

Confira algumas dicas para ter uma lindas floreira em casa

Hoje, 19/11, a Folha Go vai falar sobre os cuidados de como montar sua floreira e jardineira e como transformar pequenos jardins com muitas plantas.

Certamente as plantas são uma boa opção de decoração para que a casa pareça viva, colorida. Elas transformam os ambientes. São vistosas, alegres e dão cor a todos os cantos. Mas, para que fiquem saudáveis ​​e com as suas folhas brilhantes é importante mantê-las bem e saber com que frequência é bom regar.

Existem plantas de interior com ou sem flores e mantê-las saudáveis ​​é fácil, pois existem algumas regras e dicas para que durem. Embora, é importante notar que cada espécie tem necessidades especiais, por isso é bom perguntar na hora de comprar se precisa de cuidados.

Leia mais: Quais plantas cultivar em casa para melhorar o sono e descanso? Conheça as 5 mais populares

Como ter floreira em casa

floreira
Dicas de como montar sua floreira e jardineira em casa; confira essas sugestões Foto – Bing

A floreira é uma ótima opção para se ter em casa. Mas, quando falamos sobre o cuidado com as plantas, a maioria de nós esquece o primeiro passo: escolher o vaso perfeito para cada flor.

O recipiente onde você planta suas sementes é tão importante quanto os demais cuidados. Afinal, escolher um modelo ou outro, influenciará nas tarefas básicas de manutenção de plantas e vasos que todos nós conhecemos como regar, transplantar, fertilizar e molhar.

Algumas dicas para selecionar o melhor vaso para floreira em sua varanda ou terraço:

  1. Os metros quadrados disponíveis e o número de plantas que queremos ter

A primeira chave para escolher os melhores vasos é pegar um lápis e papel e fazer uma regra de três simples, calculando quanto espaço livre temos e quantas plantas diferentes queremos cultivar.

Parece um conselho óbvio, mas acredite: nem todo mundo leva isso em consideração ao comprar flores e plantas.

  1. O tipo de planta

Uma samambaia não precisa do mesmo espaço para crescer que, por exemplo, uma roseira. Um bonsai precisará de um vaso mais largo do que, por exemplo, um pequeno cacto; um arbusto vai precisar de um recipiente grande e profundo o suficiente para crescer, enquanto uma videira vai precisar de um vaso muito alto e fundo.

Resumindo: saber que tipo de planta você vai cultivar é, portanto, a segunda chave para escolher os melhores vasos para ter a sua floreira.

  1. Interior/exterior

A terceira chave para escolher corretamente seus vasos é decidir se eles vão ficar no exterior – jardim, varanda, terraço – ou dentro de sua casa. Se você vai plantar flores e plantas de interior, não precisará investir em resina ou vasos de PVC (mais caros). Mas, se suas plantas vão ficar fora e você não quer transplantar com frequência então, as coisas mudam. Desta forma, você não deve escolher plástico ruim, potes de metal que enferrujam sempre que chove ou vasos de madeira sem tratamento e que incham com a umidade e secam ao sol deveriam ser evitados.

Nutrientes nos potes

floreira
Dicas de como montar sua floreira e jardineira em casa; confira essas sugestões Foto – Bing

As plantas se alimentam de substâncias que absorvem do solo em que crescem e as reservas de nutrientes se esgotam à medida que a planta cresce e se desenvolve. De vez em quando será necessário reabastecer esses nutrientes com fertilizantes.

Existem no mercado fertilizantes químicos que desempenham essa função, mas o recomendado e usar fertilizantes orgânicos naturais ou aqueles que tenham rótulo de produto ecológico.

Cuide do jardim

Além de garantir que os nutrientes necessário para o ciclo de vida das plantinhas, para que o jardim fique bonito e saudável deve ser mimado. Mantenha os vasos limpos e arrumados, elimine as flores murchas e as folhas secas, proceda às podas adequadas para lhes dar forma.

Ter um jardim é divertido, em vasos também, mas é isso que os jardineiros gostam: cuidar das nossas plantas para as ver crescer e usufruir de todos os benefícios que elas trazem, que são muitos. Assim, seguem mais alguns cuidados:

  • Todos eles precisam de luz: é importante saber que a falta disso fará com que as folhas fiquem amareladas e os caules se alonguem anormalmente. A falta de luz faz com que a planta fique estressada e perca vitalidade. Plantas de folhas escuras e samambaias precisam de menos luz, então você não precisa colocá-las sob a luz solar direta. Caso sua planta necessite de mais luz será necessário movimentá-la.
  • Temperatura: as mudanças de temperatura são ruins para elas, portanto, não devem ser colocados perto de fontes de calor ou frio como aquecedores ou ar condicionado.
  • Irrigação: é importante levar em consideração que o excesso de água fará com que as plantas murchem , sim, ao contrário do que se possa pensar, colocar mais água não é benéfico, então você deve ver como está a terra, deve estar úmida mas não encharcada.

Veja também: Como limpar corretamente sua máquina de lavar roupas: confira 5 dicas fabulosas.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies