Pãezinhos de queijo e presunto, enroladinhos de sabor fantástico

Um pãozinho delicioso para um café da tarde pra lá de especial

No lanche da tarde, para receber uma visita ou mesmo como uma opção rápida de lanche na parte da manhã, um salgado assado pode ser uma boa pedida. Acompanhado de um suco ou café, se tem uma deliciosa refeição. E um dos pratos mais interesses para essas ocasiões são os pãezinhos e queijo e presunto.

Por se tratar de um salgado assado, ele acaba sendo muito menos gorduroso que um salgado frito e, consequentemente, um pouco mais saudável. É uma receita simples e fácil de fazer, muito apreciada por pessoas de todas as faixas etárias.

O modo de preparo desta receita é de cerca de 90 minutos e ela apresenta um rendimento de 20 porções.

Leia ainda: Descubra os queijos veganos e surpreenda seu paladar; saiba mais

Receita de pãezinhos de queijo e presunto

pãezinhos de queijo e presunto
Pãezinhos de queijo e presunto, enroladinhos de sabor fantástico. Fonte da imagem: Tudo Gostoso/Reprodução

Para essa receita dos pãezinhos de presunto e queijo serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 600 g de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 2 tabletes de fermento para pão;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de água morna;
  • 150 g de mussarela picada;
  • 150 g de presunto picado;
  • 1 gema para pincelar por cima do pãozinho;
  • Ervas finas para polvilhar.

Leia ainda: Nichos recheados com presunto e queijo; um prato perfeito para qualquer refeição

Como fazer pãezinhos de queijo e presunto

O modo de preparo para este salgado está descrito nos passos listados abaixo:

Dentro de um recipiente, adicione o açúcar e o fermento e os misture bem. Em seguida, adicione a água morna, o sal e o óleo. Depois, vá acrescentando a farinha aos poucos, até que se forme uma massa bem macia.

Feito isso, deixe a massa descansando por aproximadamente 20 minutos. Depois, com o auxílio de um rolo, abra a massa já descansada, adicione o recheio (presunto e queijo), enrole e depois corte os pãezinhos no tamanho desejado.

Em seguida, coloque-os em uma forma untada com margarina e farinha de trigo e pincele os pães com a gema de ovo e polvilhe as ervas por cima da massa.

Por fim, leve tudo ao forno devidamente pré-aquecido a 180°C e deixe em torno de 30 minutos ou até que fiquem douradinhos.

Opção alternativa de receita de pãezinhos de queijo e presunto

Não existe uma única receita de pãezinhos de queijo e presunto. Com efeito, apesar de todas elas terem vários ingredientes em comum e modos de preparo parecidos, há alguns ingredientes e suas respectivas quantidades diferentes, assim como leve distinções em parte do modo de preparo.

Os ingredientes dessa outra opção para esses deliciosos enroladinhos são os seguintes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 300g de presunto;
  • 300g de mussarela;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fermento biológico.

Como fazer essa delícia

Em uma tigela, coloque a farinha, os ovos, o fermento biológico, o açúcar e o sal. Depois, adicione o leite até que a massa ganhe consistência e comece a desgrudar das mãos.

Feito isso, deixe que a massa descanse por cerca de 60 minutos. Ademais, quando a massa já tiver descansado, separe metade da massa e abra-a com um rolo de macarrão, em formato retangular, até que fique com 3mm de grossura.

Em seguida, adicione o presunto e queijo em camadas, cobrindo 2/3 da massa. Depois, enrole a massa como se fosse um rocambole e depois corte em pequenos rolinhos. Logo depois, efetue três cortes por cima de cada pãozinho a fim de evitar que a massa estoure por dentro.

Aliás, faça o mesmo (abrir, rechear, enrolar e cortar) com o restante da massa e ponha na forma. Assim, pincele a superfície de cada pãozinho com a gema de ovo e deixe descansando por 15 minutos. яндекс

Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até que fiquem dourados. Enfim, com as duas opções o lanche fica perfeito, inclusive para as crianças.

Leia ainda: Tomate recheado com queijo presunto e bacon para um almoço espetacular

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies