Panqueca especial: receita doce e salgada, perfeitas para o café da manhã

Uma delícia para ser servida no café da manhã ou nas principais refeições

Quando o tema é comida, surgem os mais variados rumores, tais como surgiu o prato, de onde veio, há quanto tempo existe, e tudo o mais. O WebNews, do Folha Go, como não poderia deixar de ser, apresenta hoje (22/04), a origem e receita desse prato muito saboroso e querido por muitas pessoas: a panqueca especial. Duas receitas perfeita para o café da manhã e que ficam prontas rapidamente e são fáceis de fazer.

A origem da panqueca

Se você acha lindo aquela panquecas de filmes, onde os personagens comem no café da manhã, saiba que existem diversas outras versões. Na matéria a seguir, mostraremos a opção doce e salgada para você se deliciar com ambas. Confira!

A princípio saiba a origem da panqueca, que por vez é bastante controversa. Entretanto, independente da versão que se tome por verdadeira, não restam dúvidas: a receita vem de muito tempo.

Primeira versão

A história mais popular é que as panquecas se originaram há cerca de 9.000 anos. Crê-se que as primeiras receitas tenham surgido quando uma senhora derramou acidentalmente um pouquinho de mingau em cima do fogão.

Ela, então, percebeu que essa mistura cozinhava rápido, tinha fácil manuseio, bem como possuía um gosto muito bom. Originalmente, a panqueca especial era assada na pedra quente, sendo, mais tarde, preparadas em uma chapa de ferro redonda em cima do fogo.

Segunda versão

Há rumores de que sua raiz esteja nos pães indianos “chapati” e na panqueca chinesa. Contudo, registrou-se a primeira receita apenas no século I, pelas mãos de Apicius, gastrônomo romano. Mas, em contrapartida, os italianos alegam que o prato é deles, surgido no século V. Seja qual for a versão, o resultado do prato é que importa, e e certo que o sabor da panqueca é bem incrível.

Portanto, leia mais: Panqueca doce com recheio especial; experimente fazer hoje mesmo

Receita de panqueca especial doce

 

A versão doce pode ser consumida com caldas, iogurte ou frutas no café da manhã
A versão doce pode ser consumida com caldas, iogurte ou frutas no café da manhã – Foto: Canva Pro

Essa receita serve 10 pessoas e fica pronta em 20 minutinhos. Vamos conferir?

Ingredientes:

  • 1 xícara das de chá do leite integral;
  • 1 xícara das de chá da farinha de trigo;
  • 2 colheres das de sopa do açúcar cristal;
  • 1 ovo inteiro;
  • 2 colheres das de sopa da manteiga derretida;
  • 1 colher das de sopa do fermento químico em pó;
  • 1 colher das de chá do sal de cozinha.

Modo de preparar

Para fazer a panqueca especial, bata levemente os ovos, juntando a manteiga, assim como o leite e açúcar. Acrescente a farinha, o fermento e a quantidade de sal. Assim, note que a massa ficará mais espessa para dar condições de serem fritas modeladas.

Coloque uma porção na frigideira que seja antiaderente e esteja untada com um pouco de manteiga. Sirva imediatamente com geleia, mel, caldas diversas, iogurte ou frutas.

Receita de panqueca salgada

A versão salgada tem muitas opções de recheio, perfeitas para o café da manhã
A versão salgada tem muitas opções de recheio saborosos para o café da manhã – Foto: Canva Pro

Essa receita serve 12 pessoas e fica pronta em 30 minutinhos. Vamos lá?

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara da farinha de trigo;
  • 1 e ½ xícara do leite integral;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1 cubinho de caldo de carne;
  • 1 cebola de tamanho grande picadinha;
  • 2 colheres de sobremesa da margarina;
  • 1 colher de sobremesa rasa do fermento químico em pó.

Recheio

  • 1 dente de alho pequeno;
  • 1 cebola de tamanho pequeno picadinha;
  • 500 gramas da carne moída de sua preferência;
  • 1 pimentão de tamanho pequeno picado;
  • Molho pronto de tomate.

Modo de preparar a panqueca

Primeiramente bata os ingredientes que são líquidos no liquidificador: ovos, leite e margarina. Em seguida, acrescente o que restar. Deixe batendo por mais ou menos 3 minutos para integrar bem a massa.

Então coloque um pouco de óleo vegetal em uma frigideira, aquecendo-a. Assim, vá despejando a massa de pouco em pouco. Em seguida, deslize a panela de forma que se espalhe pelas bordas para ficar bem fininha. Mas, frite de ambos os lados e reserve.

Modo de preparar a sugestão do recheio

Refogue os temperos, juntamente com a carne por alguns minutos até que esteja cozido. Em seguida, faça um molho de tomate simples refogando, bem como temperando o sachê pronto.

Agora recheie suas panquecas, depois enrole-as. Dessa forma, regue por cima um pouco de molho. Se quiser, salpique orégano e queijo ralado, levando ao forno por mais ou menos 5 minutos.

Sugestão

Então, viu como ambas as versões da panqueca especial são simples de fazer? Pois bem, seja a doce ou salgada, essa é uma ótima opção para preparar hoje ainda. Então, o que acha de consumir com um ótimo suco natural de frutas da estação como laranja e limão? Ora, experimente hoje ainda!

De igual modo, você também pode se interessar: Crepioca de frango; veja como fazer uma ótima opção para substituir o pão

Dicas e receita para fazer um bolo perfeito

Pois bem, a jornalista Janaína Barros apresenta dicas e  uma receita da confeiteira gourmet Fabíola Melo, sobre como fazer um bolo muito especial e não errar.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies