É “pavê ou pacomê”? Sem trocadilhos, aprenda a receita de um delicioso pavê de chocolate

A sobremesa é uma das mais populares no Brasil, muito gostosa e fácil de preparar

O Folha Go sabe que muitas pessoas simplesmente amam pavê de chocolate. Por isso, hoje (12/11) a matéria é sobre essa sobremesa divina. Bastante popular no nosso país, o pavê é geralmente servido nas refeições em família ou festas de fim de ano.

Você, obviamente conhece o sabor inigualável do doce, mas sabe qual é a sua origem? O nome “pavê” tem relação com o termo francês “pavage”, que quer dizer “pavimento”. Esse nome foi dado por causa das camadas do creme e biscoito que podemos ver na sobremesa.

A receita que segue abaixo na matéria dura aproximadamente 2 horas e 20 minutos para ficar pronta. Mas, o melhor, é que ela rende 8 porções! A preparação, por si só, já é uma maravilha, só que você pode melhorá-la ainda mais.

Que tal adicionar um pouco de chocolate branco junto com o creme branco? Assim, fará uma espécie de pavê de chocolate preto e branco! Simplesmente perfeito, não acha? Algumas outras sugestões são acrescentar frutas no mesmo creme branco. Existem diversas opções saborosas, por exemplo, morango, maracujá, limão e muito mais. Basta acrescentar o suco ou a polpa da fruta no creme neutro.

Assim, leia mais: Como Preparar Frango Caipira E Pirão: Aprenda Essa Delícia Mineira

Os pavês são tipos de sobremesas geladas, com base feita de biscoito champanhe ou maisena. Como citamos no começo da matéria, são doces que estão geralmente presentes nas datas comemorativas e reuniões de família.

Receita de pavê de chocolate simples

A sobremesa recebeu esse nome por conta das suas camadas, tipo um
Ademais, a sobremesa recebeu esse nome por conta das suas camadas, tipo um “pavimento” – Foto: Ana Maria

Veja só como os processos são simples. Não é preciso nenhuma habilidade especial na cozinha!

Ingredientes

  • 1 embalagem do creme de leite;
  • 2 embalagens de leite condensado;
  • A mesma medida acima de leite de vaca;
  • 3 colheres de sobremesa de maisena;
  • 2 gemas;
  • 4 colheres de sobremesa de achocolatado ou do chocolate em pó;
  • 2 pacotes de biscoito maisena;
  • Leite o suficiente para ir molhando os biscoitos;
  • Margarina ou manteiga sem o sal, apenas para chegar no ponto.

Modo de preparar

Para fazer o pavê de chocolate, primeiramente leve ao fogo branco uma embalagem do leite condensado, a maisena, as gemas, bem como o leite de vaca. Vá misturando até que se torne um creme mais espesso. Desligue o fogo e reserve.

Quem preferir, pode incrementar sua receita com morangos, granulado ou raspas de chocolate
Assim, quem preferir, pode incrementar sua receita com morangos, granulado ou raspas de chocolate – Foto: Bete

Em seguida, em outra panela, coloque a segunda embalagem do leite condensado juntamente com o chocolate e uma colher (dependendo do ponto) da margarina. Deixe cozinhando no fogo brando até se tornar uma espécie de brigadeiro de panela. Retire do fogo, pois nesse momento é que incorpora o creme de leite.

Ademais, confira também: Descubra Versões Saudáveis E Deliciosas De Leites Vegetais: Veja Uma Receita Bônus

Para montar, primeiro deve ser colocado o delicioso creme branco. Depois, os biscoitos são mergulhados no leite e colocados em cima desse creme. Em seguida, é a vez do creme de chocolate preto. Por último, a cobertura da sua preferência. Leve para o congelador por mais ou menos 2 horas antes de servir.

O pavê de chocolate é realmente uma delícia, não? Mas, nossa dica extra nesse caso é incrementar a receita com uma decoração cheia de morangos fatiados. Ou então, aproveite o chocolate e coloque várias raspas grandes e pequenas. Que tal um pouco de chantilly também? Abuse da sua criatividade e faça uma sobremesa divina!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies