Periquita: aprenda a receita da bebida mista de renome internacional

Deixando as piadinhas de lado, o sabor do coquetel feito com essa bebida fica incrível

-- Continuar depois da publicidade --

Você já tomou um copo de Periquita? E um drink feito com a bebida mista? Nós, do WebNews, do Folha Go, apostamos que será uma experiência única, bem como inusitada. Por isso, neste domingo, 16 de maio, apresentaremos um pouco do coquetel, dos ingredientes e de como surgiu. Vamos lá?

Saiba como fazer o drink com o Periquita

-- Continuar depois da publicidade --

Até 2001,  produzia-se o Periquita, um vinho português, somente com as uvas Castelão. No Brasil, entretanto, o nome usado para a bebida mista gera diversas piadas entre os apreciadores de um bom coquetel.

Este ano, o Periquita completará 171 anos. Assim, sendo produzido no momento na Casa José Maria da Fonseca, ele é considerado como o primeiro vinho tipo fino do país de Portugal. A sua relevância cultural e histórica teve grande importância para as indústrias vitivinícolas portuguesas, assim como para do mundo todo.

A história dessa bebida teve início em 1846, em Azeitão. José da Fonseca, vinicultor, levou a uva Castelão do Ribatejo para plantio na sua vinícola. Assim, após quatro anos, nascia o delicioso vinho.

A marca acabou se tornando um fenômeno nas terras portuguesas e fora dela também. Com cores fortes e bem encorpado, esse vinho se mostrava ideal na resistência a viagens longas. O sucesso foi tamanho que proprietários de outras vinícolas portuguesas também quiseram cultivar essa casta iniciada na região por José

O Periquita também foi uma das primeiras bebidas do tipo engarrafadas. Fonseca acreditava que essa maneira de acondicionar impedia as falsificações, assim como promovia uma boa imagem da vinícola. Desta forma, o vinho foi o primeiro no país a ser engarrafado e rotulado, sendo um exemplo dentro do mercado.

Tendo quase 200 anos, a vinícola aposta nas renovações do vinho. Por isso, existem as modernidades e os lançamentos das versões reserva, branco e rosé.

Ademais, sobre o coquetel de hoje, pode-se dizer que é a perfeção para os apreciadores de bebidas sofisticadas e leves. Confira os ingredientes e o passo a passo e experimente essa delícia!

Assim, saiba mais: Cointreau Fizz: a bebida mista com base no licor francês centenário que é versátil e chique

-- Continuar depois da publicidade --

Ingredientes da receita

  • 1 dose do Periquita;
  • Groselha ou creme de cassis (10 ml para cada 90 ml do vinho);
  • Frutas vermelhas ao seu gosto para decorar.

Passo a passo do drink com o Periquita

Até 2001, o Periquita, um vinho português, era produzido somente com as uvas Castelão
Até 2001,  produzia-se o Periquita, um vinho português, somente com as uvas Castelão – Foto: Canva Pro

A forma de fazer é muito simples: escolha um copo ou taça bem bonita, colocando a groselha ou creme de cassis, completando com a dose do Periquita. Para decorar, sirva com as frutas vermelhas.

Sugestão de consumo

O Periquita, assim como a bebida mista preparada com o vinho, é maravilhosamente acompanhada de bolinhos de bacalhau, iscas de peixe e camarões fritos. Esses petiscos podem ser acompanhados de molho apimentado ou de queijo. Experimente!

Portanto, leia também: Vanilia Palm: que tal uma bebida mista refrescante e leve para hoje (13/05)?

Confira 10 Dicas Incríveis para Preparar Drinks Perfeitos em Casa

Veja agora 10 dicas que te ajudarão a preparar os melhores drinks em sua casa. Pode parecer uma tarefa difícil, mas com as dicas para fazer drinks em casa que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai dar, preparar uma bebidinha vai se tornar algo simples e muito prazeroso. Afinal, a intenção é realmente essa: proporcionar instantes de prazer, não é mesmo?

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...