Salada de grão-de-bico: prática, fácil e deliciosa; veja como preparar

Uma salada de grão-de-bico pode ser uma forma deliciosa e muito fácil de se ingerir esse grão tão saudável. Saiba que o grão-de-bico é um alimento muito nutritivo, que possui uma série de características importantes para a nossa saúde. Portanto, pensando nisso o Folha Go apresenta hoje 21/11, uma receita de salada, para você passar a consumir com mais frequência e ter uma alimentação mais saudável.

Leia aqui: Torta de sardinha de liquidificador: aprenda a receita aqui

Essa salada de grão-de-bico é bem simples de se fazer e necessita só de um pouco de planejamento. Confira!

Salada de grão de bico
Salada de grão de bico | Reprodução: Hirota

Ingredientes para salada grão-de-bico

  • Grão-de-bico (1 xícara e meia);
  • 2 dentes de alho;
  • sal (1 colher de sobremesa);
  • 1 pimentão cortado em cubos;
  • 1 tomate cortado em cubos;
  • 2 cebolas cortadas em pedaços bem pequenos;
  • 200 g de azeitonas picadas;
  • Sumo de 1 limão;
  • Folhas de hortelã (a gosto);
  • Azeite e sal a gosto, para temperar.

Modo de preparo do grão

Deixe o grão-de-bico de molho na noite anterior. Isso vai diminuir o tempo de cozimento necessário. No outro dia, escorra a água e ponha na panela de pressão, com água suficiente para cobrir o grão-de-bico na altura de dois dedos acima.

Deixe pegar pressão e conte 10 minutos. Desligue a panela e retire a pressão, abrindo a válvula. Escorra novamente a água e reserve. De fato, a panela de pressão diminui sensivelmente o tempo de cozimento do grão-de-bico.

Pode cozinhar em panela comum? Até pode, mas calcule um tempo de cozimento de no mínimo 40 minutos, se assim optar, lembrando sempre de observar se a água não secou.

Dessa forma, a maneira mais prática de cozimento do grão-de-bico é mesmo com a panela de pressão, depois de ter deixado o grão de molho por algumas horas.

E se esqueci de deixar de molho? Então, você precisará um tempo maior de cozimento na panela de pressão. Nesse caso, calcule pelo menos 30 minutos de cozimento na pressão.

Modo de preparo da salada de grão-de-bico

Cozido o o grão, chegou a hora de preparar os demais ingredientes, misturando-os um a um com o grão-de-bico. O segredo aqui é deixar o grão-de-bico em contato com todos os ingredientes, e ainda deixar a salada de grão-de-bico gelar antes de servir.

Dica: Você poderá alterar o tempero se desejar, basta adicionar pimenta-do-reino moída a gosto, ou até uma colher de mostarda junto ao sumo de limão, para dar um toque especial. Assim já estará pronta uma deliciosa salada que serve de boa entrada e acompanhamento.

Pois bem, o grão-de-bico possui carboidratos, bem como boa quantidade de fibras, além de vitaminas C, E, D e K. Além disso, é rico em cálcio, fósforo e ferro, e tem proteínas. Dessa forma, pode ser um bom aliado da alimentação saudável!

Veja também: Fricassé de frango com sabor irresistível: anote agora essa receita especial

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies