Salada tropical com molho saboroso e leve em 5 combinações deliciosas

Saúde, sabor e beleza! A salada tropical é um prato delicioso e de fácil preparo

Salada tropical, uma refeição deliciosa, que vai bem tanto no almoço como no jantar. Por isso, hoje 23/11, a equipe do Folha Go, selecionou algumas dicas sobre esse prato espetacular. Então é uma entrada deliciosa e que certamente estará entre as receitas preferidas no seu dia a dia diante de sua praticidade.

Pois bem, essa salada tropical representa um misto de doce com salgado, esse tipo de salada oferece sabor e alimentação de qualidade para quem escolhe comer.

Assim é uma salada que representa uma combinação inusitada entre folhas e frutas, podendo os ingredientes serem combinados conforme o gosto ou paladar de cada um. Então, confira abaixo 5 opções de salada tropical fáceis de fazer.

Então, leia em nosso blog: Salada marroquina: um prato saudável que vale por uma refeição inteira.

Receitas de salada tropical

Primeiro importante saber que cores e sabores formam esse prato frio, e mesmo sendo bastante rica não é difícil de fazer, muito pelo contrário.

Então combine de acordo com seu gosto por frutas e folhagens. Dessa forma saiba que não existe regras detalhadas para essas receitas, o seu gosto é quem manda na hora de montar.

Almoço de salada tropical
Do almoço ao jantar: salada tropical é uma ótima pedida. – Foto: Getty Image.

1- Alface, manga e morango

Essa salada tropical é uma boa opção para mesa de natal. Corte as frutas em lâminas pequenas e a alface (a que mais gostar) corte em pequenos pedaços, misture tudo.

Agora acrescente castanhas-do-Pará picadas e tempere a gosto, com vinagre, sal e azeite.

2-Maçã, manga, uva, alface e acelga

Então, no mesmo estilo da salada anterior, corte tudo e misture. As uvas podem ser frescas ou mesmos pode ser passas, e a alface pode ser a de sua preferência.

Pois bem tempere como de costume. Do mesmo modo use um molho especial.

3- Salada primavera – verão

Ora, esse prato tem um sabor um pouco diferente, isso porque leva temperos como suco de limão e chimichurri, e aplique sal se quiser.

Então, para seu preparo vai precisar de: rúcula, hortelã, coentro, queijo coalho em cubinhos, melancia em cubinhos, suco de meio limão, gergelim e chimichurri.

Agora corte tudo, misture bem e já pode servir, se deliciar. Um prato muito refrescante.

4- Abacaxi e nozes

Ora, essa é outra boa pedida para mesa natalina! Para ela você vai usar: alface, rúcula, manga, abacaxi, kiwi, maçã verde, morangos, tomatinhos cereja e sementes de gergelim.

5- Mix de folhas e frutas tropicais

A combinação de vários tipos de alface ou misturar rúcula e acelga é uma boa variação de salada tropical.

Para essa receita use: alface americana, alface mimosa, alface lisa, acelga, e até cenoura. Já as frutas  podem ser manga, uva, maçã, e o tempero a gosto.

Jantar de salada tropical
A salada tropical é sempre uma opção saudável de refeição. – Foto: Getty Image

Alguns molhos para acompanhar

Para a salada tropical tudo pode ficar ainda mais gostoso quando acrescenta um bom molho. Assim como você fez a salada, faça também o molho em casa.

Existem alguns a base de iogurte e também o clássico a base de azeite. O fato é que são sempre um adicional de sabor. Veja algumas receitas.

Receitas de molhos para salada tropical

Veja o Molho de manjericão é uma opção fácil e muito perfumada. Misture: manjericão, água, azeite e limão. Pronto, misture na sua salada tropical e aproveite.

E há o molho pesto é outra opção interessante e também usa o manjericão. Para fazer use: nozes, parmesão, azeite e pimenta.

E há também o molho refrescante. Seu sabor especial vem da hortelã. Bata pedados da folha no iogurte e pronto.

A cada molho/salada, acrescente sal a gosto para ficar no sabor que deseja: mais salgado ou mais adocicado/cítrico.

Inove na salada tropical

Como já foi dito a salada tropical é extremamente democrática. Então é possível incluir proteína nesse prato, um pouco de frango desfiado ou atum ralado, o que harmoniza muito bem.

De igual modo, outra coisa boa da diversidade dessa salada é que dá para incluir também oleaginosas como castanhas, nozes e amendoins.

Bem como misture ainda tomate, cenoura, pimentão, beterraba, nabo, tempere com cebola, palmito e até azeitona se gostar. Deixe a imaginação fluir e faça um prato lindo, saboroso e saudável para seu dia.

Veja ainda: Salada parisiense com um molho para acompanhar; confira essa delícia

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies