Conheça a vaca atolada: comida caipira deliciosa; confira

Um casamento da roça perfeito da costela com a mandioca simples de fazer

A fama crescente da gastronomia mineira é incrível! Todos nós sabemos que a fartura é um dos pontos principais da cozinha desse Estado. E um dos pratos que fazem parte dessa fartura é a vaca atolada, que o WebNews, do Folha Go, vai apresentar a receita hoje (12/12).

Portanto, leia mais: Bolo de mandioca com coco fofinho: sabor bem brasileiro; 10 porções fabulosas; confira

A costela é o principal ingrediente dessa comida
A costela é o principal ingrediente dessa comida – Foto: Meu Lar Minha Paz

O nome curioso do prato faz jus às várias versões também interessantes de sua origem. A mais popular é que a mistura de carne com mandioca teria surgido nos tempos dos bandeirantes, no século XVII. Continue com a leitura para conhecer essa história e uma receitinha de lamber os beiços.

Como surgiu o prato

Quando tropeiros deram início às expedições pela busca do ouro nas Minas Gerais é que surgiu boatos de que foi criada a vaca atolada. Esses homens carregavam carnes imersas na gordura em um embornal.

Esse processo preservava os alimentos e garantia que a tropa ficasse sustentada ao longo das viagens. Era comum nas jornadas enfrentar muitas temporadas com frio e chuva, bem como o encalho do gado. Quando tal coisa acontecia, era a hora de dar uma pausa para fazer uma refeição direito.

Lendas à parte, a época é outra, assim como a forma de preparo do prato também. A costela é o principal ingrediente dessa comida, o que não impede de ser feita com outro tipo de carne.

Contudo, deve-se prestar bastante atenção no processo de escolha se optar pela costela. Esse corte precisa ter uma gordurinha. Mas, quando for comprar, opte pela costela mais bonita, que tenha o equilíbrio perfeito entre a carne e a gordura.

Assim, confira também: Bolinho de mandioca com recheio de carne; o petisco perfeito para hoje

Receita de vaca atolada

O nome curioso do prato faz jus às várias versões também curiosas de sua origem
O nome curioso do prato faz jus às várias versões também curiosas de sua origem – Foto: Meu Lar Minha Paz

Essa receitinha simples demora cerca de 1 hora e 20 minutos para ser servida, rendendo aproximadamente 6 porções generosas. Sem mais delongas, conheça todos os ingredientes e o modo de preparo abaixo.

Ingredientes:

  • 500 gramas da mandioca já cozida, mas sem aquele fio branco do meio;
  • 1 kg da costela bovina;
  • Sal, alho, cheiro verde e cebola ao seu gosto;
  • Óleo para fritar a carne.

Modo de preparar:

Para fazer uma vaca atolada divina, na panela de pressão com um pouco de óleo, frite a costela. Faça isso até que todos os pedaços estejam dourados de ambos os lados.

Coloque a cebola e o alho amassadinho para fritar também. Acrescente água o suficiente para cobrir e salgue a comida ao seu gosto.

Cozinhe a carne até que seus ossos soltem. Isso será em mais ou menos 40 minutos após a panela pegar pressão. Em seguida, retire a costela, separando os ossos e os descartando.

Coloque o caldo em outra panela grande. Adicione a mandioca, a carne e cozinhe no fogo baixo por mais ou menos 15 minutos.

O caldo deve ficar meio termo, não muito grosso, mas também não muito ralo. Assim que desligar o fogo, salpique cheiro verde e sirva quente.

Gostou da receita de vaca atolada? Aproveite a temperatura amena dos dias de chuva e experimente preparar em casa, servindo com arroz fica fabuloso. Certamente toda a família vai adorar!

Dessa forma, você também pode se interessar: Como montar porção especial em casa com comida de buteco; confira

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies