Marília, 23 de março — Já usado como planta medicinal há muito tempo, o boldo é uma planta rica em propriedades medicinais. Apesar de trazer muitas propriedades boas, como ajudar na digestão e aliviar a ressaca, o chá de boldo não deve ser consumido em excesso. Desse modo, o Agro Notícias traz uma matéria exclusiva sobre os benefícios do boldo e como consumi-lo.
O chá de boldo deve ser feito sempre com as folhas da planta, atentando-se para que não fique muito forte, pois, assim, pode ser prejudicial ao estômago. Dono de um gosto amargo, a bebida ajuda na digestão quando tomada de maneira adequada.
Leia mais: Como plantar batata direto na terra: confira o passo a passo fácil e prático
O boldo e suas propriedades
Apesar de existir cinco espécies diferentes de boldo, no Brasil, é mais comum se utilizar apenas dois: o Boldo-do-Chile e o Boldo-da-terra. O Boldo-do-Chile é considerado o boldo verdadeiro, dono de propriedades hepatoprotetoras, diuréticas, além de ser anti-inflamatório e antioxidante. Ainda na lista de benefícios que essa espécie traz, estão os benefícios na digestão, já que estimula a produção de bile.
Em contrapartida, o Boldo-da-terra, considerado o boldo falso, tem propriedade semelhante ao Boldo-do-Chile. De cultivo fácil, o Boldo-da-terra é facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil. Como destaca Letícia Spala no dia 05 de julho de 2020 no Globo Esporte, o chá de boldo pode ser usado após as refeições para ajudar na digestão e alívio de azias.
Leia também: Saiba como cultivar roseiras em seu jardim com 7 conselhos incríveis
O chá de boldo
A forma mais comum de consumo do boldo é a de chá. Entretanto, ressaltamos que deve-se tomar cuidado na hora de preparar, já que o consumo incorreto pode ter efeito contrário do esperado. Então, na hora de preparar a infusão, utilize as folhas da planta sempre bem lavadas e picadas. A quantidade deve ser de uma colher de chá de folhas picadas para cada 150 ml de água. Basta adicionar essa medida em água fervente e deixar abafado de 10 a 15 minutos antes de consumir.
Além de todos os benefícios já mencionados, utilizar a bebida é ótimo para alívio de dores pontuais. O chá é famoso no alívio da ressaca, já que contém a substância boldina, que ajuda a proteger as células do fígado. Dessa forma, o chá de boldo também contribui na redução de gases e constipações intestinais. Desse modo, também ajuda a melhorar as respostas imunológicas do organismo.
Muito além da fama, o chá de boldo facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e contribui nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre). Sem contar que favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo. Além dessa bebida, a solução extrativa dessa planta também pode ser uma alternativa para a obtenção de seus benefícios, oferecendo praticidade no momento do consumo.
Outras informações sobre o boldo
Lembrando que o consumo da infusão deve ser moderado e seguindo as recomendações médicas. Estudos mostram que o excesso dela pode causar irritações gástricas. Além disso, o chá de boldo não deve ser indicado para grávidas, lactantes e crianças com menos de 6 anos.
Leia mais: Horta com paletes: aprenda a como fazer em casa hoje mesmo