Itaituba, 31 de março – Uma horta urbana comunitária é um tipo de horta cultivada em ambiente urbano e coletivo. Ela, basicamente, depende do trabalho voluntário e pode ter qualquer tamanho. Então, se você quer aprender a como fazer uma, acompanhe o passo a passo aqui, no Agro Notícias, do Folha Go.
Uma horta urbana comunitária traz muitos benefícios as pessoas. Existem muitas hortas desse tipo por aí, como a de Paraisópolis que, segundo uma matéria do Uol, publicada em 1 de março de 2021, por Lígia Nogueira, produz até 300 quilos de hortaliças. Então, vamos agora ao passo a passo de como fazer uma.
Veja também: Como cultivar broto de feijão sem erro em casa; passo a passo completo
Como fazer uma horta urbana comunitária
Esse tipo de horta é um projeto social que pode ajudar muitas famílias a ter o alimento diário. Então, se você deseja iniciar esse projeto precisa de um lugar público inutilizado. Assim, deve pedir a permissão das autoridades locais para construir a horta no local. Você também precisa movimentar voluntários e supervisores para não se sobrecarregar.
Uma vez que você já tem o apoio da comunidade local e o lugar de plantio da horta, é hora de iniciar o projeto. O processo de criação de uma horta é simples e prazeroso, porém, isso dependerá do tamanho dela. No entanto, se a horta for comunitária precisa ser bem grande. Mas, não se preocupe com esse processo, pois terá voluntário para ajudar.
Você iniciará preparando a terra e a estrutura da horta. O recomendado, para um controle maior, é que você divida as plantações por espécie, como, por exemplo, 4 metros para cebolinha e 4 metros para alface, tendo uma separação entre eles para a passagem dos cultivadores. E assim, divida os espaços conforme a quantidade e espécie de plantas que deseja plantar.
Você vai gostar:Como cultivar rosa do deserto: saiba tudo que essa planta precisa para promover uma explosão de flores em sua casa
Divisão de serviços diários
Com a terra preparada e estruturada, comesse a dividir os trabalhos diários. Especificando a quantidade de pessoas para cada canteiro e quais os cuidados elas devem ter com as plantas. No entanto, esse cuidado deve ser baseado nas necessidades de cada espécie. Se uma planta só pode ser regada uma vez ao dia, esse será o trabalho dos encarregados.
Com isso, os dias vão passar e os resultados surgirão. Criar uma horta urbana comunitária é uma grande responsabilidade, mas é gratificante. Além disso, essas hortas trazem um benefício enorme para o meio ambiente local, além da inclusão social de todos os envolvidos.
Antes de você sair: Como cuidar de pinheiro em vaso: aprenda aqui essas 3 dicas infalíveis