0Itaituba, 30 de março – As rosas do deserto são flores muito cultivadas em algumas regiões. Essa espécie tem como nome científico Adenuium e é usada como planta ornamental, deixando o ambiente mais bonito e agradável. Por isso hoje, aqui no Agro Notícias, do Folha Go, você aprenderá a como cultivar rosa do deserto de forma simples.
As rosas do deserto são tão admiradas por cultivadores que segundo o R7, em uma matéria de 16 de novembro de 2021, elas estão ganhando o título popular de “novas orquídeas”. E se você também deseja ter em sua casa essas flores tão belas, acompanhe agora o passo a passo de como cultivar rosa do deserto.
Veja também: Como plantar abacate em casa: aprenda agora mesmo como cultivar a fruta
Como cultivar rosas do deserto
Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que o vaso fundo não é ideal para a rosa do deserto. Isso porque não pode haver acúmulo de água em suas raízes, assim, ela é uma planta que precisa de uma boa drenagem. No entanto, o vaso fundo acaba fazendo com que acumule mais água.
Para a drenagem você pode utilizar uma boa quantidade de carvão basta adiciona-lo no fundo do vaso. Além disso, ele também servirá de adubo para a espécie. Utilize também como substrato o pó de pino, húmus de minhoca e um pouco de areia, para que a terra não fique compacta demais.
Você pode plantar a rosa do deserto a partir de sementes ou mudas. Com a terra preparada, basta seguir uma rotina de irrigação e cuidados. No entanto, você deve rega-la apenas uma vez por semana. A rosa do deserto é uma planta que não gosta de umidade.
A espécie pode pegar bastante sol, mas molhe as folhas da planta em dias muito quentes. Isso dependerá da temperatura da sua região. Além disso, não deixe que se proliferem fungos e bactérias pela planta, para que ela não venha a morrer.
Você vai gostar: Como plantar abacate em casa: aprenda agora mesmo como cultivar a fruta
Como transplantar
Se você plantou a rosa do deserto em um local ou vaso, mas quer mudá-la de lugar, saiba agora como fazer isso. Para transplantar, você precisa esperar que a sua roseira dê pelo menos uma flor. Após isso, você já pode transplantar. Quando mudar sua rosa do deserto de lugar deixe ela durante um dia na sombra. Após esse tempo, você já pode coloca-la no sol. Com isso, você aprendeu hoje a como cultivar rosa do deserto e a transplantar a sua muda quando desejar.
Antes de você sair: Aprenda como plantar louro a partir de um galho e veja quanto tempo demora crescer