Itaituba, 08 de abril, por Leiliane Scherer – A Annona squamosa é popularmente conhecida como fruta-do-conde, ata, pinha, araticum ou fruta pinha. Ela é originária do Caribe e é muito consumida, devido o seu ótimo sabor. Então, hoje, aqui no Agro Notícias, do Folha Go, você aprenderá como plantar fruta-do-conde no quintal da sua casa. Separamos um passo a passo completo para você.
Segundo o Wikipédia, editada em 4 de setembro de 2021, o nome fruta-do-conde teve origem em 1626, quando o governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda, introduziu o plantio da fruta na Bahia. E agora, você também pode consumir essa delícia em casa, basta acompanhar o passo a passo de como plantar fruta-do-conde.
Veja também: Suco de inhame com couve é nova sensação do momento; veja os motivos da fama e aprenda como fazer
Como plantar fruta-do-conde
Você pode plantar essa fruta através da própria semente. Para isso, retire as sementes de uma fruta-do-conde que esteja bem madura, em uma coloração amarelada. Em seguida, lave e deixe secar na sombra por alguns minutos. Enquanto isso, prepare a terra para a germinação. Para isso, misture produtos orgânicos e areia.
Com a terra preparada, coloque em uma sementeira ou um copinho descartável. Em seguida, faça um pequeno buraco com o dedo, coloque a semente e cubra com terra. No entanto, você deve cobrir com apenas dois centímetros de profundidade, para que a semente tenha força para germinar.
Em seguida, regue e deixe o copinho ou sementeira em um local onde pegue sol. Você também pode fazer um tipo de estufa para potencializar a germinação. Basta colocar um plástico cobrindo a parte superior do recipiente. Então, em torno de um mês sua semente germinará.
Você vai gostar: Aprenda como tirar a pele do tomate de maneiras fáceis
Como transplantar a muda
Após 3 meses de brotada, sua muda já poderá ser trocada de local. É importante esperar todo esse tempo para transplantar, pois a muda precisa estar forte o suficiente para se adaptar e reagir melhor a ataques de insetos.
Para transplantar, prepare a terra do local onde a muda será plantada. Faça o mesmo processo de substrato da germinação. Então, retire a muda do recipiente com cuidado, para não danificar as raízes e plante no solo preparado. Em seguida, prossiga com a rega, que deve ser feita a cada três dias. Com isso, sua árvore logo produzirá. Assim, você aprendeu hoje como plantar fruta do conde.
Antes de você sair: Suco de inhame com couve é nova sensação do momento; veja os motivos da fama e aprenda como fazer