Itaituba, 31 de março – Quem nunca usou um limão na receita culinária ou como acompanhamento para bebidas e tira gostos? Apesar disso, o limão também traz muitos outros benefícios e ter um limoeiro no quintal não seria uma má ideia. Por isso hoje, aqui no Agro Notícias, do Folha Go, você acompanhará o passo a passo de como plantar pé de limão no quintal de casa.
Como já dito, o consumo no limão traz muitos benefícios a nossa saúde. Segundo o site Uol, em uma matéria publicada em 6 de abril de 2020, por Samantha Sequertani, o limão ajuda na melhora da digestão, previne derrames, aumenta a imunidade e absorção do ferro, faz bem para a pele, dentre outros. Suas cascas também podem ser reutilizadas para uma infinidade de funções. Então, acompanhe agora o passo a passo para plantar um pé de limão em casa.
Veja também: Como cultivar manjericão em vaso: além de simples, é muito prático com esse guia
Como plantar um pé de limão
Existem algumas espécies diferentes de limão, então, escolha a que você desejar para plantar. Porém, busque uma que seja indicada, principalmente se você for iniciante. Em seguida, retire as sementes, mas para retirar as sementes do limão é preciso que ele esteja maduro.
Com as sementes de limão retiradas, coloque todas em um copo com água e retire as que boiarem. Essas sementes provavelmente estão ocas e não vão germinar. Após isso, retire a água e deixe elas secarem de um dia para o outro na sombra.
O plantio do limão é simples, você precisará apenas de copinhos plásticos ou outro recipiente adequado. Então, adicione no copinho, junto com a terra, húmus de minhoca e vernicolita. Como essa é a germinação da semente, a terra precisa ficar solta. Em seguida, faça um buraco de um centímetro e coloque as sementes de limão dentro. É necessário de 2 a 3 sementes em cada buraco.
Com as sementes de limão plantadas, regue e deixe permanecer na sombra, pois não é necessário sol para a germinação. No entanto, O local precisa ser arejado e iluminado. Espere em torno de 30 dias até que as sementes germinem. Após isso, espere mais dois meses e ela já será uma muda pronta para ser transplantada no solo.
Você vai gostar: Como cultivar broto de feijão sem erro em casa; passo a passo completo
Plantando a muda no solo
Você pode transplantar a muda diretamente no solo. Mas, é recomendado que seja transplantada em outro recipiente maior, pois ela ainda está nova e pode ser comida facilmente por alguma praga. No entanto, o recipiente deve ser fundo, pois as raízes do limoeiro são grandes. Em seguida, deixe ao sol e regue uma vez por dia.
O tamanho recomendado para plantar um pé de limão no solo é de 80 centímetros. Com esse tamanho ele já está desenvolvido o suficiente. Você também pode enxertar a muda nesse período se desejar.
Antes de você sair: Como cultivar bromélias: 10 dicas incríveis do plantio ao cuidado diário