São José dos Campos-SP, 3 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Evitar que seus gatos fujam é uma missão difícil, ainda mais por se tratar de animais tão independentes. Contudo, com algumas dicas, podemos minimizar a situação. E o blog Agro Notícias vai falar um pouco sobre o assunto.
Desse modo, não basta apenas fechar a porta de casa, embora isso ajude se tivermos todas as janelas também fechadas. No entanto, isso não é viável no dia a dia. Assim, para quem não mora em apartamento, onde as telas resolvem, a atenção precisa ser redobrada. Caso contrário, há risco de que seus gatos fujam.
Saiba como deixar o ambiente agradável para o gato
Primeiramente, vale ressaltar que os gatos também gostam de atenção e carinho de seus donos. Assim, se eles sentirem que o ambiente não é tão agradável, a vontade de fugir aumenta. Portanto, sempre mantenha a ração em dia e a água com qualidade.
Veja em seguida: Como decorar quarto de casal com 3 itens baratos; confira
Além disso, aposte em um cantinho para o bichano se divertir e com muitos brinquedos. Logo, vai minimizar a vontade de ir para a rua em busca de novas aventuras, embora isso seja do instinto do gato.
Gatos fogem, mas costumam voltar. Saiba como evitar que seus gatos fujam!
Apesar de ser difícil conter a tensão quando um gato sai para a rua, saiba que ele normalmente vai voltar. Inclusive, é o que mostra uma reportagem assinada pela jornalista Zana Ferreira, no portal de notícias G-1, no dia 3 de outubro de 2017.
Na oportunidade, uma veterinária entrevistada ressalta que os gatos têm olfato poderoso e muito senso de direção. Ainda assim, ela recomenda que eles não saiam de casa, até por conta dos riscos de atropelamento, maus-tratos e até mesmo roubo.
Veja em seguida: Raças de gatos gigantes: veja os 3 maiores felinos do mundo
Saiba que a castração pode ajudar
Outra dica importante para o gato não fugir é com a castração. Desta maneira, o animal não vai sentir tanta necessidade buscar parceiros. Inclusive, isso é um problema para os animas não castrados e estão em período fértil.
Por fim, para quem mora em casa, também é possível apostar em itens como as telas protetoras em todas as janelas, inibindo os felinos a saírem. Caso tenha quintal aberto, aposte em muros mais altos e com obstáculos. Desse modo, vai dificultar a tentativa de fuga do gato.
Veja em seguida: Como fazer plantio de pêssego em casa, confira agora