Brasília – DF, 28 de maio de 2022, por Gabriel Borba – As castanhas-do-pará são ricas em selênio e possuem vários benefícios para a saúde. Esses benefícios podem incluir, por exemplo, a capacidade de reduzir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico. Vamos conhecer mais seus benefícios neste artigo para a sessão casa e receitas!
Em primeiro lugar, as castanhas-do-pará são sementes da castanheira do Brasil. Essa árvore tropical é encontrada na floresta amazônica brasileira e em países como Bolívia e Peru. De modo geral, além de oferecer proteína, fibra, niacina e vitamina B6, a castanha-do-pará possui uma infinidade de minerais, incluindo (mas não limitado a) magnésio, potássio e zinco, por exemplo.
Não deixe de ler: grão de bico: veja mais sobre seus benefícios e como preparar uma pasta deliciosa!
A fama da castanha-do-pará, no entanto, está no seu alto teor de selênio mineral. Tanto que ela é conhecida como “a fonte alimentar mais potente de selênio”. Logo, como podemos perceber, as castanhas-do-pará são repletas de nutrientes essenciais – mas o que isso realmente significa para você? Confira agora mesmo!

Benefícios da castanha-do-pará
Previne câncer
De acordo com artigo de Samantha Cerquetani para o Viva Bem em 04/2021, por ser fonte de selênio, a castanha-do-pará ajuda a proteger as células, além de conter muitas fibras que ajudam a regular o intestino.
Dessa forma, ela reduz o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Nesse sentido, câncer de bexiga e próstata são alguns exemplos. Ainda de acordo com a matéria, duas castanhas-do-pará diárias fornecem mais selênio do que você necessita por dia.
Atenuação dos sintomas depressivos na terceira idade
Além disso, por ser rica em selênio, que também é um poderoso antioxidante, ela trabalha para diminuir os sintomas da depressão, além de ajudar a reduzir o estresse na terceira idade. A matéria ainda cita as nozes como aliada neste processo.

Leia: chá de arruda: conheça os benefícios e as contraindicações, eu não sabia disso!
Benefícios da castanha-do-pará para o cérebro
Como mostra artigo escrito por Lúcia Helena para o UOL em 04/2018, o selênio, no cérebro, se une moléculas à de glutationa peroxidase, uma enzima que já é naturalmente antioxidante, ou seja, ajuda a manter os neurônios preservados. Portanto, a recomendação é consumir esse alimento diariamente, já que os benefícios são imensos. E aí, você tem costume de comer castanha?
Veja também: benefícios da Pimenta malagueta e de brinde uma receita de sopa picante
