Aprenda a fazer pamonha tradicional: essa receita é a legítima de Goiás

Essa receita serve tanto para pamonha de doce quanto para pamonha salgada

Jarinu – SP, 21 de maio de 2022, por Keila Rosa – Só quem já provou uma pamonha tradicional goiana, sabe dizer que seu sabor a nada se compara, não é verdade? De antemão, como uma boa goiana, eu afirmo que em nenhum outro lugar, eu comi pamonha tão saborosa como a do meu Goiás.

Então, se você, assim como eu, ama essa iguaria feita de milho e cozida na própria palha, fique até o final e aprenda essa receita típica goiana. Definitivamente, esse prato me faz lembrar da minha infância, quando minha avó fazia deliciosas pamonhas. Enfim, quantas vezes eu a ajudei a “catar” os cabelos dos milhos…

Você vai gostar desta receita: Receita imperdível de empadão: aprenda dicas de ouro para ficar crocante por fora e cremoso por dentro!

Aprenda a fazer pamonha tradicional: essa receita é a legítima de Goiás/ Fonte: Canva Aprenda a fazer pamonha tradicional: essa receita é a legítima de Goiás/ Fonte: Canva
Anote os ingredientes para fazer pamonha típica de Goiás

Massa de milho (cerca de 2 kg)
Açúcar (500 ml) – essa medida é equivalente a 2 xícaras de chá, ou seja, aproximadamente 300 g)
Banha de porco (300 ml)
Água fervente (em quantidade para cobrir as pamonhas)
Queijo fresco (pedaços a gosto e opcional)
Sal (apenas 1 pitada)
Palhas de milho

Modo de preparar essa iguaria
Primeiramente, retire os milhos de suas palhas, reservando-as e cate (retire) os seus ‘cabelos’. Em seguida, rale-os em um ralo ou corte as espigas com uma faca e bata-as no liquidificador. Após, coloque essa massa em uma panela, adicione aos poucos a banha de porco bem quente e misture.

Dessa forma, acrescente o restante da banha e continue mexendo bem. Adicione o açúcar e misture bastante. Agora, mesmo a pamonha sendo de doce, coloque uma pitada de sal e mexa mais.
Hora de montar as pamonhas
Logo após, pegue uma palha e feche-a, dobre a ponta até o meio, formando um copinho e despeje a massa até próximo da borda. Desse modo, adicione 1 ou mais pedaços de queijo, coloque outra palha ou mais de uma na parte de trás do copinho, sobrepondo a palha do copo. Finalize dobrando a ponta para frente.

Assim, feche bem, amarrando com tiras de palha, gominha, cordinha ou barbante. Uma dica para fechar bem é fazer um cruzamento no meio da palha, semelhante a quando fechamos uma grande quantidade de dinheiro. Ademais, repita esse processo até acabar a massa de milho.

Não deixe de ver: Incrível forma de fazer massa de coxinha: leva poucos ingredientes e é bem fácil!
Finalizando o preparo: qual o tempo de validade de uma pamonha?
Por último, leve cada pamonha para cozinhar em uma panela grande com água fervente em fogo alto, por cerca de 45 minutos a 1 hora. Finalmente, retire as pamonhas do cozimento e sirva. Se preferir consumir ainda quente, é só tomar cuidado para não se queimar ao abrir a palha.

Contudo, vai da preferência. Eu amo pamonha de doce bem quentinha. Por fim, pode-se conservar em geladeira por 4 ou 5 dias e no congelador, por até 6 meses. Para fazer pamonha salgada, o processo é o mesmo. Portanto, apenas ajuste o sal no lugar do açúcar. Escreva nos comentários se você também é apaixonado por uma pamonha e qual é seu sabor preferido.

Confira também estas dicas de inverno: Veja formas fáceis de usar lenço no pescoço: dicas para se aquecer nesse inverno com muito charme!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais