Aprenda como fazer uma resenha crítica; Descubra o passo a passo

Veja a abordagem desse gênero textual

Jarinu – SP, 25 de março de 2022, por Keila Rosa – Para quem é amante de ler e escrever, nosso assunto agora, é exatamente esse: Aprenda a fazer uma resenha crítica. Antes de tudo, sabemos que em nossa Língua Portuguesa, temos vários tipos de gêneros textuais. Falaremos a seguir, sobre a resenha crítica.

Em suma, a resenha crítica é um gênero textual que não pode ser confundido com resumo, que também se trata de outro gênero. Contudo, ela sintetiza, ou seja, resume, com intuito informativo, descritivo e opinativo a respeito de uma certa obra a ser lida ou assistida.

Você precisa ver: Como fazer conserva de cebola? Veja essas dicas que vai dar tudo certo

Aprenda como fazer uma resenha crítica; Descubra o passo a passo /Fonte: Pixabay Aprenda como fazer uma resenha crítica; Descubra o passo a passo /Fonte: Pixabay

A resenha crítica, portanto, traz interpretações, considerações finais e influencia os leitores na tomada de decisão quanto a assistir ou ler uma obra, seja ela, por exemplo, um livro, um filme, um documentário etc.

Ademais, frequentemente usada no mundo acadêmico, a resenha crítica, possui uma abordagem estrutural onde aponta os pontos positivos e negativos, a fim de expandir a visão do autor da obra, bem como, a exploração do tema abordado.

Assim como um texto dissertativo-argumentativo, conforme podemos conferir no Wikipédia, a resenha crítica segue o mesmo padrão estrutural. Então, aprenda a escrever uma resenha crítica com o passo a passo a seguir e veja a abordagem desse gênero textual.

Veja também: Receita de macarrão ao molho branco: veja como fazer essa receitinha
Passo a passo para escrever uma resenha crítica:
Em primeiro lugar, para escrever uma resenha crítica, é necessário conhecer muito bem a obra e anotar todas as informações, tanto as da obra quanto as do autor, como o nome completo, a temática e a sua relevância, a data de publicação e outros.

Conforme publicação de Rafael Camargo no artigo sobre tipos de resenha , para o Uol, e com todas as informações sobre a obra anotadas, comece a escrever a sua resenha crítica, que deve conter:

Introdução: toda a parte descritiva da obra;
Desenvolvimento: os argumentos e as considerações do resenhista, mostrando os pontos de vista positivos e os negativos, segundo a sua própria visão. Para essa parte, você pode usar como referências, outras obras, até mesmo do autor em questão;
Conclusão: retomando as ideias e concluindo sua opinião.

Enfim, a conclusão, é a parte de explanar, com a maior ênfase, sua visão da obra. Desse modo, chegou o momento de você expor melhor, sua pretensão de influenciar o leitor, o encorajando ou não, a conhecer a obra em análise. Boa sorte!

Confira dicas e receitas incríveis em nossa coluna Casa e Receitas.

Essa está incrível: Como fazer vaso de capim-dos-pampas? Veja agora uma maneira fácil!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais