Coelho anão: quais os cuidados que devemos ter em casa?
Confira alguns cuidados necessários para ter como esse animal em sua casa
Recife — PE, 20 de maio de 2022, por Vanessa Taís – Conhecido como coelho mini ou coelho anão, sua maior característica é o seu tamanho: ele é menor comparado aos outros. Portanto, é a melhor escolha para aquelas pessoas que preferem animais pequenos para um espaço menor em sua casa.
As cores do coelho anão variam, como, por exemplo: branco, bege, cinza, preto, marrom e outras cores. A raça lion head é a única raça com pelagem que se diferencia dos outros coelhos. Possuem orelhas grandes com pontas arredondadas, cabeça arredondada, corpo robusto e os olhos grandes. Os coelhos anões possuem uma aparência dócil e encantadora. A Coluna Casa e Receitas trouxe algumas curiosidades e cuidados que você deve ter com o coelho anão em sua casa.
Leia mais: 18 curiosidades sobre os coelhos: veja qual o significado do animal na astrologia chinesa!
Cuidados necessários para se ter com o coelho anão
Tamanho não muda
Isso é um mito! Ele tem seu tamanho desenvolvido como qualquer outro animal, porém, o seu tamanho é menor que o normal.
Expectativa de vida do coelho
A vida dos pets domesticados é bem diferente do que se vivessem na natureza e isso altera a expectativa de vida deles. Quando esses pequenos animais estão na natureza, sua vida dura, em média, dois anos, já os animais domesticados vivem bem mais tempo.
A expectativa desse pet pode variar, de acordo com amor, carinho e cuidado que eles recebem, seu tempo de vida dura em média 8 a 12 anos. Isso não é regra para todos os pets.
Não tomar banho
Eles cuidam da sua limpeza, porém, se acontecer deles se sujarem com lama ou qualquer outra coisa, você pode molhar a água na toalha morna e limpar com cuidado.
Veja também: Como limpar ouvido de gato? Aprenda o jeito certo
Escovar o seu pelo
Tenha cuidado com o pelo do animal. Escove diariamente o pelo do seu bichinho, além de aumentar a conexão entre você e ele, vai estar cuidando de sua saúde, já que o pelo pode acarretar problemas se ele vier engolir.

Escolha e higienização da gaiola
Saiba bem como escolher uma gaiola segura, espaçosa e acolhedora para o seu bichinho. Portanto, a gaiola deve ter no mínimo 1,20 m de altura e 70 cm de largura. Evite grades de metal para não prender a patinha do animal, conforme orientações da veterinária Jéssica Trombini para o Uol em matéria de Julia Alves em 04/2018. A gaiola deve ter um local para que o pet possa ficar nos dias de frio ou para dormir, tem que ter o feno e também seu bebedouro.
A higienização da gaiola deve ser feita diariamente, eles são sensíveis e podem contrair alguma bactéria ou fungos se a limpeza não for feita corretamente. Evitar materiais de plásticos na gaiola, assim, o coelho não poderá roer. Quanto maior a gaiola, melhor. Não deixe a gaiola em locais de muito sol ou correntes de ar.
Alimentação
Esses tipos de coelhos têm uma tendência maior a obesidade, assim, tenha cuidado no que dá de comer a eles. É indicado que seu alimento seja feito com especificações, à base de produtos vegetais. O coelho também pode comer folhas escuras, como, por exemplo: beterraba, rabanete, chicória, couve e outros. Pedaços de cenouras, nabo ou rabanete também são indicados.
Enfim, gostou dessas dicas? Essas são só alguns dos cuidados que você deve ter com o seu coelho em casa, então sempre recorra a um veterinário para mais instruções.
Confira: Husky siberiano: conheça tudo sobre essa raça oriunda da Sibéria
