Como cuidar da pele com queimaduras do sol?
Confira os cuidados que você deve ter com sua pele quando exposta tempo demais ao sol
Recife — PE, 19 de maio de 2022, por Vanessa Taís. Antes de tudo, quem não ama uma praia? Pois é, muita gente ama uma praia no verão! Mas, se não tiver cuidado, acabamos com a pele com queimaduras do sol. Aquele feriado perfeito para descansar e curtir tudo o que não curtimos na semana e, acabamos com a pele ardendo, por falta dos cuidados necessários.
Pois bem, as vezes a gente esquece dos cuidados que devemos ter ao expor nossa pele ao sol e, infelizmente, as queimaduras do sol são parte do nosso pós praia. Por isso, o protetor solar é um produto que ninguém pode esquecer ao ir à praia, pois, se esquecer, a realidade acaba sendo um pouco dolorida.
Então, na coluna Casa e Receitas de hoje, vamos te ensinar o que fazer quando finalizarmos nosso feriado com a pele com queimaduras do sol.
Pele com queimaduras do sol
Leia mais: Como deixar pele radiante e saudável? Dicas e cuidados essenciais

As queimaduras acabam provocando uma pele avermelhada e muito dolorida, trazendo uma sensação de desconforto. Os graus de queimaduras podem ser elevados e acaba provocando bolhas e feridas na sua pele. Além disso, essas exposições ao sol sem o devido cuidado podem provocar manchas escuras, rugas e até câncer. Saiba o que fazer para cuidar da sua pele.
O que fazer?
1. Protetores contra o sol
Não só o protetor solar é recomendado para o uso na praia, mas também chapéus, bonés ou óculos. Estas são uma barreira de proteção para evitar queimaduras do sol. Além disso, roupas com protetores contra o UV também são recomendados.
2. Cuidados com a pele
Se atente ao grau de queimadura da sua pele, quando ela não está tão avançada você pode cuidar dela em casa. Mas, se sua pele apresentar queimaduras mais elevadas, formação de bolhas e feridas, o indicado é consultar um médico.
3. Hidratação
A queimadura do sol na pele é fruto de um tempo de desidratação no sol, por isso, o indicado é consumir água e sucos para deixar a pele hidratada ao máximo. Mas evite álcool, porque a desidratação pode ser maior.
Confira: Veja como fazer limpeza de pele de forma profissional! Assim fica mais limpa, confira!
4. Compressas geladas na pele
Uma das consequências das queimaduras do sol é o desconforto que ele causa na pele, então, o uso de compressas geladas, soro fisiológico e gases por 20 minutos, é recomendado. Além disso, a aplicação de chá de camomila na pele também acalma um pouco, é indicado a aplicação de 2 a 3 vezes por dia.
5. Cuidados no banho
Quando for tomar seu banho, evite o uso de esponjas e certos sabonetes sobre a pele, isso porque, podem causar um ressecamento ainda maior. Por isso, recorra ao sabão amarelo.
6. Loções e cremes hidratantes
Existem muitos cremes e loções especializados para esse cuidado, como, por exemplo: loções pós sol com aloe e vera, calamina ou camomila. Água termal também é de grande ajuda para a hidratação e a recuperação da pele.
7. Evite o sol e use analgésicos
Evite expor a sua pele novamente ao sol, fique em casa, use ventiladores para aliviar a ardência e a coceira. Se for sair, use roupas de algodão que não venham machucar a pele. A maioria das pessoas precisa fazer usos de analgésicos para diminuir a dor, antes de ingeri-los tenha a certeza que você pode tomar o remédio.
No site do Uol, em 30 de dezembro de 2019, a matéria de Fábio Luís e Paula, trouxe especialistas que explicam os devidos cuidados que você deve ter com sua pele, logo após a expor no sol.
Enfim, gostou das nossas dicas? Nos acompanhe para saber mais informações como estas e outras.
