Como fazer kokedama de orquídeas? O que precisa e quanto tempo dura? Veja o que dizem os especialistas
Como plantar orquideas no kokedama
Diamantina – MG, hoje, 20 de Maio de 2022, por Eduarda Kellen – O kokedama é um dos queridinhos por amantes de orquídeas, pois ele valoriza a beleza da planta e fica muito bonito. Então, saiba como fazer kokedama de orquídeas, o que precisa e quanto tempo dura.
Kokedama é um termo de origem japonesa que quer dizer “bola de musgo”, conforme matéria de Nathalia Inson para o Viva Decora em 09/2020. Se você possui uma orquídea, certamente já viu em algum lugar a respeito do kokedama. Pois saiba que colocar a orquídea nele para decorar a casa é uma excelente opção.
Veja ainda: Como limpar para brisa por dentro de forma caseira?
Como fazer kokedama de orquídeas?

Em primeiro lugar, entenda que, apesar de existirem diversas receitas de como fazer kokedama por aí, não se deve utilizar terra comum para plantar orquídeas e a maioria dessas receitas faz uso de terra. A primeira coisa a se fazer é separar a orquídea que será transferida para o kokedama. Não se esqueça de observar suas raízes e limpá-las se for necessário.
Para fazer um kokedama é preciso utilizar um musgo chamado sfagno ou sphagnum. Então, é importante deixa-lo de molho dentro de um balde com água. Porém, se você quer deixar a orquídea sobre um substrato, separe pedaços de carvão vegetal e casca de pinus para montar esse substrato. Em seguida, coloque-os em uma rede e forme uma bolinha.
Veja também: Como ganhar dinheiro pela internet?
Agora, com a sua orquídea bem posicionada, é hora de coloca-la no kokodema. Primeiro, confira se ela está firme e forme, pouco a pouco, uma bola de musgo ao redor de toda a raiz – ou substrato, se for o caso. Pressione o musgo para que ele possa aderir bem e não se solte facilmente.
Agora, com uma corda de espessura fina e que possua resistência, prenda a bolinha para que o musgo não caia. Circule essa corda por algumas vezes e, no fim, forme um nó.
Pronto! Está feito o seu kokedama de orquídea. Agora é só procurar um local em sua cassa para expor a sua planta.
