Como fazer Quentão de vinho para saborear e se aquecer nesses dias frios!

Veja a técnica perfeita com as medidas corretas para fazer a receita na medida

Florianópolis – SC, 16 de maio de 2022, por Catherine Eleanor – Hoje vou ensinar a receita de quentão de vinho que aprendi em Santa Catarina, essa serve para aquecer o corpo nos dias muito frios e ainda é deliciosa.

O que precisamos para fazer quentão de vinho? Vinho, cachaça, açúcar e algumas especiarias como canela, cravo ou anis. Vamos às medidas e algumas dicas sobre como fazer quentão com frutas. Logo terá um sabor bem diferenciado e na medida.

Leia depois: Como plantar jambu? A erva que treme! O que fazer para ter jambu o ano inteiro?
Ingredientes para fazer quentão de vinho

Vinho tinto – 1 litro e meio;
Cachaça – 1 xícara de chá;
Açúcar – 1 xícara de chá;
Laranja – 1 unidade;
Maçã – 1 unidade;
Canela em pau – 2 unidades;
Cravo – 1 colher de sopa;
Pinhão – opcional – 1 xícara;
Frutas que podem ser adicionadas: mexerica (bergamota), ameixa ou pêssego.

Confira depois: Como proteger as plantas da geada? O frio mata muitas espécies de plantas, veja o que fazer

Como fazer Quentão de vinho para saborear e se aquecer nesses dias frios! - Foto: Canva Como fazer Quentão de vinho para saborear e se aquecer nesses dias frios! – Foto: Canva
Como fazer vinho quente com cachaça
Para começar, colocar em uma panela todo vinho juntamente com açúcar, pinhão, cravo e canela. Depois, poderá fatiar as frutas ou apenas partir em 4 pedaços e juntar a panela. Mexer constantemente, até chegar a fervura, agora provar e ajustar o sabor se necessário.

Finalmente adicionar a cachaça. Por fim, cozinhar por mais alguns minutos e assim estará pronto. Desligar, e na sequência servir ainda quente. Essa receita de quentão poderá ser armazenada, bastando coar e guardar numa garrafa na geladeira.
O que fazer com o quentão que sobrou?
Antes de tudo, guardar para consumir depois é totalmente possível. Todavia, usar para fazer sobremesas como sagu por exemplo, é muito bom. Tem gente que gosta de consumir gelado, ou ainda usar como tempero de molhos e assados. Só lembrar de sempre coar para não amargar. Quanto as frutas cozidas, também podem virar doces.

Se fizer a bebida ao ar livre, direto sobre as brasas de uma fogueira, atire na brasa as cascas da coagem e ainda perfumará o ambiente com especiarias.

Veja agora: Como fazer pinhão cozido nesse inverno! Um dica extra para fazer um tempero diferente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais