Como fazer um jornal escolar: descubra 3 coisas que não podem faltar antes de iniciar o jornal
Brasília – DF, 30 de maio de 2022, por Gabriel Borba – Começar um jornal escolar pode ser um pouco trabalhoso, a grande parte dos alunos falha nas primeiras etapas. No entanto, hoje na sessão casa e receitas, iremos te mostrar a maneira correta de fazer um jornal escolar. Confira!
A princípio, existem inúmeros benefícios para a criação de um jornal escolar. Ele não é apenas uma excelente maneira de ensinar alfabetização, mas também dá aos jovens uma razão para escrever com um objetivo específico. Além disso, por ser para um público específico o produto final pode ser algo que beneficie toda a escola.
Não perca: Você conhece esses 3 benefícios do pilates? Se não, é melhor conferir agora mesmo!
Como fazer um jornal escolar?
As etapas a seguir detalham o que pode ser necessário para colocar o jornal da escola em funcionamento. Vale ressaltar que nem todas as escolas precisam seguir todas as etapas, você pode adaptá-las.
Em geral, as etapas a seguir são boas para jornais universitários, jornais do ensino médio ou jornais do ensino fundamental. Dessa forma, independente do ambiente estudantil que você esteja, todos poderão se beneficiar com o jornal. Confira o tutorial a seguir!

Benefícios do jornal escolar
Em primeiro lugar, quando o aluno participa da aula ele se sente mais motivado, pois percebe que também é responsável pelo seu aprendizado. Como afirma artigo do Terra, escrito em 2009, os processos de produção jornalística permitem o acesso a informações e opiniões diversas e contribuem para uma maior interação dos estudantes com o dia-a-dia do colégio.
Portanto, é de suma importância que o aluno também transfira conhecimento através jornal escolar. Agora, sabendo os benefícios deste, confira as etapas que você precisa seguir para colocar o jornal para circular.
Consiga uma autorização da escola
Antes de tudo, você precisa ter uma autorização escolar para colocar o jornal para circular. Nesse sentido, converse com os diretores do colégio e analise a possibilidade. Feito isso, você agora pode passar para a próxima etapa.
Monte uma equipe
Crie uma lista de posições do jornal. Por exemplo: escritores, fotógrafos, distribuidores e editores. Certifique-se de que este formulário com as posições sejam distribuídos por toda a escola e que os professores incentivem as outras pessoas a participarem.

Veja: Descubra o significado de sonhar com leão e surpreenda-se!
Formato do jornal
Por fim, você não precisa criar algo totalmente elaborado como as gráficas fazem. Um simples documento em A4 no word pode bastar. Outra opção é deixar de imprimir e publicar online. Dessa forma, se for possível adotar uma página de blog no site da sua escola, o estresse da impressão – e a necessidade de produzir todos os seus materiais de uma vez – é totalmente eliminado.
Leia também: limpar o teclado mecânico: veja essas dicas para deixar seu teclado zerado!
